Vigas

Erro D211 e D212 - Redistribuição acima do recomendado para a estrutura

A NBR 6118:2014 em seu item 14.6.4.3  estabelece limites para redistribuição de momentos e condições de dutilidade. O coeficiente de redistribuição δ deve ser designado observando a deslocabilidade da estrutura, o que pode ser feito por meio do coeficiente γz, obedecendo os seguintes limites: 

  • 𝛿 ≥ 0.90 para estruturas de nós móveis (γz > 1,1);
  • 𝛿 ≥ 0.75 para qualquer outro caso (γz ≤1,1).

Desta maneira, se a estrutura for considerada como de nós fixos (γz ≤ 1.10), é possível adotar uma redistribuição de até 25%, enquanto que, caso seja considerado como de nós deslocáveis (γz > 1.10), a redistribuição não deve ultrapassar os 10%.
Sendo assim, ao desmarcar a configuração Dispensar limites de redistribuição se atendida LN e abertura de fissuras (Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas) e utilizar a opção "Verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos" habilitado ao processar a estrutura, deve-se obedecer aos critérios normativos e quando esses não forem atendidos, serão indicados os erros descritos a seguir. 

 

Observação: Quando marcado a configuração "Dispensar limites de redistribuição se atendida LN e abertura de fissuras", o programa emitirá o Aviso 140 - Redistribuição acima do limite para estruturas de nós fixos/móveis, dispensando-se a verificação dos limites do coeficiente de redistribuição em vigas que superarem os limites definidos acima. 
 

Através do relatório Redistribuição de momentos e condições de dutilidade, disponível no botão Relatórios () na janela de dimensionamento das vigas, é possível verificar os valores da posição da linha neutra no ELU (x/d), os coeficientes de redistribuição de momentos fletores (δ) e seus limites. Assim, quando as verificações não forem atendidas, neste relatório é indicado o erro de dimensionamento ou os avisos de detalhamento para cada nó semirrígido que a viga possuir.

Erro D211 - Redistribuição acima de 10% em uma estrutura de nós móveis será emitido em vigas com vínculos semirrígidos, quando o Gama-Z mais crítico da estrutura for maior que 1.10 (ou seja, a estrutura foi caracterizada como de "nós móveis") e o coeficiente de redistribuição do nó semirrígido for menor que 0.90, ou seja, houve mais de 10% de redução no momento da viga com o nó semirrígido.
Erro D212 - Redistribuição acima de 25% em uma estrutura de nós fixos será emitido em vigas com vínculos semirrígidos, quando o gama-Z for menor ou igual que 1.10 (ou seja, a estrutura foi caracterizada como de "nós fixos") e o coeficiente de redistribuição do nó semirrígido for menor que 0.75, ou seja, houve mais de 25% de redução no momento da viga com o nó semirrígido.

Como resolver o erro

 Para a solução desses erros, temos algumas opções possíveis de correção, como:

  • Aumentar a altura da viga;
  • Alterar a redução de rigidez no nó semirrígido;
  • Nos casos em que se deseje remover os vínculos semirrígidos, pode-se utilizar os comandos:
    • Engastar (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas;
    • Rotular (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas; ou
    • Aplicar vínculos (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas.
Observação: Confira mais detalhes a respeito das vinculações no artigo Comparativo entre vinculações de vigas.
 
  • Caso queira dispensar a verificação normativa, selecionar a opção "Dispensar limites de redistribuição se atendida LN e abertura de fissuras", disponível em Dimensionamento-Vigas. Em seguida, é necessário reprocessar a estrutura com as opções "Verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos" e "Determinação dos deslocamentos do pórtico" habilitadas. 
Observação: Em alguns casos, mesmo utilizando vinculações engastadas nas vigas pode ocorrer o erro em questão. Isso ocorre, pois ao flexibilizar a ligação entre viga e pilar o programa irá calcular automaticamente uma redução na rigidez da ligação entre os nós extremos da viga e seus respectivos pilares. Isso faz com que seja criado uma vinculação semirrígida e ao habilitar a opção "Verificar limite de redistribuição em nós semirrígidos", no processamento, será verificado os parâmetros de redistribuição que devem ser satisfeitos. Veja mais detalhes no artigo  Flexibilizar ligação entre viga e pilar-parede.
 
Com isso, seguindo os processos acima destacados, será possível verificar os limites para redistribuição de momentos das vigas em seu projeto.