Lajes

Como ajustar a posição da grelha em lajes maciças?

Ao inserir lajes maciças ou painel maciço 1D e 2D no AltoQi Eberick, o programa define de maneira automática o posicionamento da grelha que a representará no modelo de cálculo. O algoritmo que define o posicionamento da grelha sempre busca uma solução que evite inconsistências no processo de cálculo, entretanto, em algumas situações em que a laje possui contornos menos usuais ou em situações de continuidade onde as grelhas de painéis adjacentes não estão alinhadas, a posição das grelhas pode trazer alguns resultados indesejados, uma vez que tendem a surgir esforços adicionais. Esses casos podem ser resolvidos com a simples edição do posicionamento da grelha ou o alinhamento das grelhas dos painéis de lajes.

Para realizar esses ajustes, inicialmente é necessário habilitar a visualização da grelha no croqui. Para isso acesse a guia Estrutura, grupo Configurações, opção Desenho e em seguida Entrada gráfica. Na janela que se abre, acesse a guia Lajes e na opção Nervuras e vigotas selecione a opção Nervuras+Grelha maciça.

Com essa opção selecionada será possível visualizar a grelha no croqui e realizar os ajustes desejados.

Observação: Vale destacar que os recursos citados neste artigo estão disponíveis a partir da atualização 2023-08.

Como posicionar a grelha?

Com a exibição da grelha no croqui, o posicionamento da grelha pode ser feito da seguinte forma:

  • Com o croqui aberto, acesse a guia Operações, grupo Lajes, comando Posicionar nervuras (botão ).
  • Selecione a laje que será reposicionada e assim será exibido um quadrado, em uma região da laje, que representada uma parte da grelha com os vértices de referência.

  • Selecione o vértice de referência ou tecle Enter caso queira reposicionar utilizando com referência o centro do quadrado.
  • Clique sobre o ponto para o qual deseja mover esse vértice.

Fazendo isso, a grelha da laje estará posicionada no local desejado.

No GIF abaixo exemplificamos a utilização deste recurso, onde foi necessário reposicionar a grelha para evitar a ocorrência do Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado

Como alinhar as grelhas das lajes?

Caso deseje alinhar a grelha de painéis adjacentes, siga os procedimentos abaixo:

  • Com o croqui aberto, acesse a guia Operações, grupo Lajes, comando Alinhar nervuras (botão )
  • Selecione a laje que servirá de referência.
  • Em seguida, selecione as lajes que deverão ser alinhadas. 
  • Confirme com Enter.

Fazendo isso, as demais lajes do projeto estarão alinhadas.

No GIF abaixo exemplificamos a utilização deste recurso, alinhando duas lajes do tipo painel maciço 1D que possuem continuidade. 

Com os processos acima destacados será possível ajustar a posição da grelha em lajes maciças, reposicionando a grelha e/ou alinhando as grelhas das lajes.