Visão 3D

Personalização e ferramentas da visão 3D do projeto

A visualização do modelo tridimensional do projeto possui vários grupos na aba superior que permitem configurar o enquadramento, apresentação dos pavimentos e elementos, cores, luminosidade e medir distâncias. A seguir são apresentados os recursos disponíveis em cada grupo.

Grupo Visualização

Neste grupo é possível configurar a ferramenta de posicionamento do modelo na tela e também de atualização.

  1. Enquadrar: faz com que a área total do desenho 3D seja exibida na tela.
  2. Atualizar:  Esta função deve ser utilizada quando a janela está aberta e o modelo foi modificado na planta baixa ou em algum dos detalhes existentes  (por exemplo, alterar a seção de um conduto mantendo a janela de visualização 3D aberta).
  3. Rotacionar: O comando Rotacionar no ambiente 3D permite "girar" o desenho em torno do eixo vertical e horizontal simultaneamente.
  4. Deslocar: "arrasta" o desenho de um ponto para o outro na janela de visualização 3D, através do clique simples do mouse.
  5. Andar: O comando Andar centraliza a posição da câmera horizontalmente e habilita o deslocamento pela edificação como se o usuário estivesse "caminhando".
  6. Atualização completa do 3D: Este comando força a atualização de todos os elementos no modelo 3D, independentemente de terem sido alterados ou não. Deve ser utilizada quando a janela está aberta e o modelo foi modificado (por exemplo, alterar uma peça no cadastro e efetuar a atualização dinâmica do mesmo).
  7.  Visão 3D em janela externa: este comando permite abrir a Visão 3D em uma segunda janela, permitindo a edição em croqui e visualização 3D de forma simultânea.

Observação: Nas versões 2023 ou superior do Builder, sempre que a Visão 3D for atualizada (2 ou 6), o programa limpa a lista de últimos comandos realizados não sendo possível utilizar o comando Desfazer (Ctrl+Z) no croqui 2D, evitando que inconsistências ou erros ocorram.

Grupo Peças

Neste grupo é possível utilizar os comandos de definição de peças, tal como no ambiente CAD.

  1. Definir peças pendentes: seleciona todas as conexões sem peças associadas ou com peças que apresentam alguma incompatibilidade geométrica ou de dimensionamento e lista as sugestões de peças para cada uma destas conexões.
  2. Definir peças: apresenta a janela Peças e permite a definição de peças das conexões selecionadas no ambiente 3D.

    Para mais informações, busque pelo material em nossa base de conhecimento: Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?.

Grupo Ocultar

Neste grupo é possível ocultar elementos e grupo de elementos, facilitando a visualização e análise do projeto em 3D.

  1. Ocultar elemento: Permite que o elemento selecionado seja ocultado no ambiente 3D, facilitando a visualização de outros elementos. 
  2. Ocultar grupo: Permite que o grupo selecionado seja ocultado no ambiente 3D, facilitando a visualização de outros elementos.
  3. Exibir todos ocultos: Faz com que os elementos ocultados pelo comando Ocultar elemento, sejam exibidos novamente no ambiente 3D. 
  4. Vista dos elementos ocultos: Ativa modo de visualização que passa a exibir apenas os elementos ocultos no modelo 3D.
  5. Exibir elemento oculto: Restaura a visibilidade do elemento oculto, quando o modo Vista dos elementos ocultos está ativo. Para habilitá-lo, clique sobre o elemento que deseja restaurar.
  6. Exibir grupo oculto: Restaura a visibilidade do grupo de elementos ocultos, quando o modo Vista dos elementos ocultos está ativo. Para habilitá-lo, clique sobre algum elemento do grupo que deseja restaurar.

    Observação: Alguns desses comandos do grupo Ocultar possuem como atalho o botão direito do mouse. Para isso, basta clicar sobre o elemento desejado.

Grupo Vistas

Tem como objetivo colocar o desenho inteiro na janela de visualização, posicionando o observador em relação ao modelo, de acordo com visões pré-definidas.


  1. Esquerda: posiciona o observador à esquerda do modelo.
  2. Direita: posiciona o observador à direita do modelo.
  3. Frontal: posiciona o observador à frente do modelo.
  4. Traseira: posiciona o observador à trás do modelo.
  5. Superior: apresenta uma vista de cima do modelo.
  6. Inferior: apresenta uma vista de baixo do modelo. 

Grupo Configurações

Possibilita definir quais pavimentos e elementos serão apresentados no desenho, assim como a cor da janela e das redes.



  1. Pavimentos: Permite visualizar na lateral direita do programa a lista de todos pavimentos do projeto podendo escolher qual pavimento exibir visão 3D.
  2. Elementos: Permite visualizar na lateral direita do programa a lista de todas as redes presentes no modelo tridimensional para que sejam alteradas as configurações de apresentação, cor e transparência.
  3. Planos dos pavimentos: Possibilita definir a cor, transparência e a apresentação ou não do plano dos pavimentos.
  4. Fundo da janela: Possibilita a alteração da cor de fundo da janela de visualização do modelo 3D.
  5. Cor de destaque: Altera a cor da seleção dos elementos no modelo tridimensional. 

Grupo Corte

Pode-se efetuar um corte no modelo criado nos sentidos positivos e negativos dos planos X e Y para verificação de lançamentos que possam estar projetados atrás de outros elementos, impedindo sua visualização clara.

Grupo Iluminação

Define as parâmetros de iluminação para cada ponto de luz existente na visão 3D.



O posicionamento da iluminação varia de acordo com as opções disponíveis no grupo "Iluminação". Na imagem a seguir é apresentado um modelo 3D onde são indicados os pontos relacionados a cada comando do grupo em questão.

Grupo Gráfico 3D

Possibilita definir as configurações gráficas para o 3D.



  1. Cor do corte: Permite definir um preenchimento para a seção do corte, podendo escolher e cor da seção e se deseja manter visível a cor do corte.
  2. Nível do antiserrilhado: Permite a configuração da suavização dos contornos. Possui as seguintes opções: nível baixonível médio e nível alto
  3. Contorno 3D: Destaca os contornos dos elementos mostrados na visão 3D. Você pode habilitá-lo (opção Sim) ou desabilitá-lo (opção Não).
  4. Perspectiva: Altera o modo de navegação 3D para Perspectiva (opção Sim) e Ortogonal (opção Não). A navegação no modo Ortogonal pode ser utilizada juntamente com os comandos do grupo Vista para otimizar a visualização dos modelos.

Grupo Edição

No grupo Edição o único comando disponível é o "Propriedades", que permite alterar as propriedades do elementos selecionado na visão 3D. Tais alterações são exemplificadas com mais detalhes no artigo: Como editar os lançamentos através da visão 3D nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.




Grupo Ferramentas

No grupo Ferramentas  é possível medir distâncias entre pontos do modelo 3D com comando “Medir ponto a ponto”. O comando exibe cotas temporárias na Visão 3D Geral entre dois pontos capturados do modelo, podendo ser cotadas múltiplas distâncias de uma vez. Para remover as cotas, basta atualizar o modelo ou utilizar o comando "Remover Medidas".



A partir da configuração dos comandos e ferramentas descritos neste artigo é possível utilizar, medir distâncias e personalizar a visão 3D do modelo lançado no AltoQi Builder.