Quadros

Lançando um medidor - quadro de medição

Nos projetos elétricos a medição do consumo de energia é realizada através de um medidor, que será alocado dentro de um quadro em um local que possibilite a leitura deste pela concessionária.

O quadro de medição existente no Builder representa o armário onde os medidores serão instalados. O tamanho deste armário e a quantidade de medidores que existirão dentro dele dependerá da peça utilizada e da associação de quadros realizada.

Lançando o Quadro de medição

Para inserir um quadro de medição no projeto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Quadro e defina o Esquema;
  • Clique no botão Quadro de medição;

  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça adequada ao seu projeto e a simbologia;

  • Determine o ponto diretor;
  • Pressione Enter para encerrar o comando;

Definindo as propriedades do Quadro de medição

Após lançarmos o quadro devemos definir as configurações de fiação, proteção, etc., portanto:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o Quadro de medição e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades dos elementos, selecione as propriedades do quadro;
  • Clique em OK para finalizar.

Neste momento o quadro de medição encontra-se lançado e é possível associar quadros a ele. A seguir veremos diferentes formas de realizar o lançamento de um quadro de medição de acordo com a associação de quadros realizada no projeto.

Exemplo 1 - Unidade consumidora individual

No projeto de uma casa que possuirá apenas 1 medidor a associação de quadros deverá ser realizada como mostrado abaixo:

Observação Para verificar como realizar a associação dos quadros recomendamos a leitura do artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico



Neste caso, ao lançarmos o quadro de medição devemos selecionar uma peça adequada a sua concessionária e para esta ocasião. No exemplo mostrado acima é necessário selecionar uma peça que comporte pelo menos 1 medidor.

Exemplo 2 - Edifício onde todos os medidores estão alocados em um único lugar

No projeto de um edifício cada apartamento possui o seu próprio medidor. Se todos os medidores estiverem alocados dentro de um mesmo armário (por exemplo, todos os medidores dentro do quadro lançado no pavimento Térreo) a associação de quadros deverá ser realizada como mostrado abaixo:


Neste caso, ao lançarmos o quadro de medição devemos selecionar uma peça adequada a sua concessionária e para esta ocasião. No exemplo mostrado acima é necessário selecionar uma peça que comporte pelo menos 8 medidores.

Exemplo 3 - Edifício onde os medidores estão alocados em cada pavimento

Neste exemplo os medidores de cada apartamento serão alocados em um quadro lançado no mesmo pavimento dos apartamentos. Uma forma de realizar a associação de quadros é como mostrado abaixo:



Observação: O uso do QGBT não é obrigatório. Verifique as recomendações da sua concessionária.

Neste caso, será lançado um quadro de medição em cada pavimento e devemos selecionar uma peça adequada a sua concessionária e para esta ocasião. No exemplo mostrado acima é necessário selecionar uma peça que comporte pelo menos 4 medidores para cada um dos QM's.


ObservaçãoPode-se conferir a organização do projeto gerando um diagrama unifilar dos quadros. Para verificar como incluí-lo no projeto recomendamos a leitura do artigo Adicionando os diagramas Unifilar e Multifilar

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar um quadro de medição da maneira mais adequada ao seu projeto.