Escadas

Corrigindo o lançamento de escadas com apoio inadequado

O processo de análise e dimensionamento de escadas no Eberick leva em consideração os aspectos gráficos informados pelo usuário no momento do lançamento da estrutura. Se esta inserção foi feita de maneira inadequada, é possível que os apoios da escada não sejam identificados corretamente, impossibilitando o dimensionamento da mesma. Isto normalmente ocorre quando, durante a inserção dos lances de escadas, em vez de selecionar os eixos das vigas, são selecionadas as suas faces.

O vídeo abaixo exemplifica como corrigir o lançamento de escadas com apoios inadequados no Eberick.

Caso tenha dúvidas em como inserir uma escada em seu projeto, recomendamos a leitura do artigo Como lançar escadas?


No decorrer deste artigo, mostraremos como corrigir as condições de apoio da escada ilustrada na imagem seguinte.

Analisando o dimensionamento da mesma, verificamos que esta apresenta erros de dimensionamento relacionados com a armadura. Neste caso, mesmo que a seção da escada seja aumentada, as mensagens ainda persistem. Podemos então verificar a grelha da escada, acessível a partir da janela de dimensionamento da escada com o botão Grelha 3D.


Perceba que a escada não se apoia corretamente sobre a viga inferior. Isto faz com que a escada apoie-se somente em seu patamar, resultando em deslocamentos, bem como esforços, elevados. Podemos também identificar que o apoio está incorreto verificando o lançamento da escada diretamente no croqui do pavimento.


O Eberick identifica as condições de apoio de lajes e escadas através de uma linha (cor azul na imagem anterior). Esta representação pode ser feita de três formas:

  • Linha pontilhada: bordo livre;
  • Linha traço-ponto: apoio simples;
  • Linha contínua: engastado.

No caso da LE4, que não se encontra apoiada na viga inferior, este contorno é representado como pontilhado, indicando um bordo livre. Devemos corrigir o lançamento para que a LE4 apresente um contorno traço-ponto nesta viga.

Para isso, acesse o nível onde o lance foi inserido. Apague o lance e também as barras inclinadas.

 

Seguindo as linhas da arquitetura, realize o lançamento de LE4 novamente. Será necessário definir 4 linhas, três das quais serão definidas no nível superior do lance, e uma que será definida no nível inferior.


Ao selecionar as três primeiras linhas, o Eberick abrirá o pavimento inferior para selecionar a quarta linha. Selecione a viga de apoio inferior pelo eixo, como mostrado abaixo:


Caso haja muitos elementos próximos à viga, é possível clicar sobre a viga com a tecla “Alt” pressionada em seu teclado. Uma janela se abrirá, onde será possível selecionar a viga em questão.


Processe a estrutura para atualizar o lançamento da escada na análise da estrutura.

Seguindo este procedimento, a escada deve ser lançada corretamente. Para verificar se a inserção foi feita de maneira adequada, podemos verificar novamente os contornos da escada. Perceba que agora o contorno relativo ao apoio na viga se apresenta em traço-ponto, indicando um apoio simples. 


Também podemos verificar que a escada está corretamente apoiada através da grelha, que não mais apresenta deslocamentos relativos entre a viga de apoio e o lance de escada. Da mesma maneira, o valor médio dos deslocamentos também sofreu uma redução significativa. 


Colaborador: Luis Longo