Vigas

Quando devo engastar uma viga?

 

Atribuir as vinculações de vigas em um projeto é de suma importância, visto que têm influência direta nos esforços, deslocamentos e na própria estabilidade global da edificação.

Este artigo orienta como engastar vigas e em que casos o engastamento pode ser interessante para a redução de deslocamentos e flechas.

Vinculações engastadas

Por padrão, o AltoQi Eberick lança as vigas com suas vinculações engastadas, de modo que essas podem ser identificadas em vigas que não possuem indicação nenhuma no apoio do pilar. Este tipo de vinculação garante que não haja rotações relativas entre a viga e o pilar no nó de apoio. Isto é, ambos os elementos apresentarão a mesma rotação naquele ponto, o que se traduz como uma transferência de momentos da viga para o pilar. Para engastar uma viga no programa, acesse o menu Modelo - Vigas - Engastar (botão ). 

De modo geral, o engastamento deve ser utilizado havendo a sua necessidade, uma vez que tende a aumentar os esforços da estrutura, deixando-a mais onerosa do que modelos que permitem algum deslocamento. Desta forma, podemos destacar alguns casos onde o engastamento é interessante:

  • Vigas com deslocamentos excessivos: engastá-las restringe o deslocamento, de modo que as flechas finais apresentam valores menores. Para mais informações, recomendamos a leitura do artigo Como reduzir flechas em vigas
  • Estruturas muito deslocáveis: caso a estrutura encontre-se globalmente deslocável, engastar as vigas confere uma rigidez adicional, de modo a torná-la mais rígida. Para mais informações, recomendamos a leitura do artigo Como enrijecer uma estrutura deslocável?.
  • Vigas em balanço: vigas em balanço que considerem rótulas ou nós semirrígidos apresentarão um comportamento que não corresponde à realidade, de modo que deverão estar engastadas.
  • Vigas que suportem pilares: de modo geral, vigas que possuam pilares nascendo em seu vão precisam ser rígidas, de modo que o apoio do pilar que nasce apresente a capacidade de suporte necessária para apoiar estes elementos. Desta maneira, é interessante mantê-la engastada, de modo a evitar deslocamentos elevados.

Nos demais casos, pode-se avaliar a necessidade de engastar a viga, de modo que pode ser interessante permitir alguma deslocabilidade. Isto será feito adotando nós semirrígidos ou rótulas, assunto abordado no artigo Quando aplicar um nó semirrígido?.