Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. Plataforma AltoQi Builder
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Opções de salvamento de arquivos no AltoQi Builder

Ao criar uma edificação no programa AltoQi Builder, o arquivo é salvo junto à pasta padrão criada pelo programa em " C:\Users\SEUUSUÁRIO\Documents\Projetos ", ou, na pasta selecionada pelo cliente no "Passo 1 de 6" de criação da edificação.


projeto do AltoQi Builder é salvo em formato de pasta, como indicado na imagem a seguir.


Nesta pasta, estão salvas subpastas em que são alocados os lançamentos, relatórios, arquivos exportados, entre outros arquivos que compõem o projeto. Após criar a edificação e iniciar as edições, é possível salvar o projeto de acordo com os procedimentos indicados abaixo:

Salvando um projeto

Para salvar um projeto deve-se utilizar o comando Salvar


Na barra de acesso rápido o comando Salvar irá apresentar duas variações:

  • Salvar edificação: Este comando salva todos os croquis da edificação, ou seja, quando este comando for selecionado todos os croquis e arquiteturas (elementos existentes na janela Edificação) serão salvos. Na barra de acesso rápido este comando é representado pelo botão ;
Observação: Ao solicitar o fechamento de um elemento existente na janela Edificação a mensagem "Deseja confirmar o fechamento do croqui? Para salvar seu projeto, acesse o menu 'Arquivo - Salvar - Salvar' ou sua respectiva tecla de atalho" será apresentada. Ela deve alertar o usuário que as modificações realizadas somente serão salvas após o comando Salvar ser acessado (ou botão Salvar edificação     disponível na barra de acesso rápido).
  • Salvar desenho: Este comando salva o desenho da janela atual, ou seja, quando este comando for selecionado apenas o desenho aberto (folha de prancha, margem, etc.) será salvo. Na barra de acesso rápido este comando é representado pelo botão .

Salvando um arquivo de segurança do projeto

Para criar um arquivo de backup do projeto, a plataforma AltoQi Builder possui um recurso de cópias de segurança, em que as cópias do projeto são salvas em formato de pasta compactada. O artigo Como criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder? apresenta mais detalhes a respeito desta forma de salvamento.



Observações: Para gerar "versões" de seu projeto deve-se utilizar os comandos de geração de Cópia de segurança pois o comando "Salvar como" não está disponível para edificações.

Salvando uma cópia de segurança com outro nome

A partir da atualização 2022-02 do programa AltoQi Builder, é possível alterar o nome de uma cópia de segurança no momento de salvamento.
Após clicar em "Cópia de segurança" a janela abaixo é aberta, tornando possível nomear o arquivo da maneira desejada.


Salvando um desenho com outro nome

Ao acessar o menu Arquivo, é possível visualizar o comando Salvar – Salvar como.



Quando um  desenho  (folha de prancha, margem, etc.)  estiver aberto  este comando poderá ser acessado e ser utilizado para salvar o desenho, cuja extensão será definida como .CAD, com outro nome.

Observação: Este comando não estará disponível se algum elemento existente na janela Edificação estiver aberto pois a sua função é salvar um arquivo de desenho, cuja extensão é definida como .CAD. Para mais detalhes confira o artigo Por que o comando Salvar Como não está disponível no AltoQi Builder?.

Salvando um modelo

Existem situações em que é desejado iniciar um desenho que não esteja vazio e que já contempla configurações específicas, como Cotas, Níveis de desenho, Perfis de níveis ou, até mesmo, contendo parte do desenho pré-elaborado, como margem, selo, etc. Para estas situações o AltoQi Builder permite que o usuário importe um arquivo Modelo.

O comando Salvar como modelo permite criar o desenho que será usado como base e salvá-lo como um Modelo, ou seja, quando um desenho (folha de prancha, margem, etc.) estiver aberto este comando poderá ser acessado e ser utilizado para salvar um modelo.



Observação: Existe um diretório padrão no qual os arquivos referentes aos modelos são gravados. O programa utilizará este diretório para definir os modelos ativos no sistema. Apenas esses modelos serão visíveis para o usuário, e os novos serão gravados junto a este diretório.

Neste artigo apresentamos todas as formas de salvamento disponíveis no AltoQi Builder e detalhamos quais serão utilizadas para salvar projetos de edificações e quais serão utilizadas para salvar desenhos.