Pavimentos

Como inserir um novo pavimento no projeto iniciado

Ao iniciarmos um projeto no AltoQi Builder, o primeiro passo é a criação de uma nova edificação. Durante a criação da edificação, uma das informações que devem ser definidas pelo projetista é a quantidade de pavimentos do projeto. 


No entanto, após concluir a criação da edificação ou até mesmo ao estar com o projeto em andamento, pode haver a necessidade da inserção de um novo pavimento na edificação. Diante disso, o AltoQi Builder permite ao projetista realizar este procedimento após o projeto iniciado, não sendo necessário iniciar um novo projeto.

Sendo assim, neste artigo explicaremos qual o procedimento que deve ser realizado para inserir o novo pavimento no projeto. 

Inserindo o novo pavimento

Neste caso, exemplificaremos os procedimentos através de uma edificação já existente contendo dois pavimentos (pavimento Térreo e Superior), na qual será inserido um terceiro pavimento que irá representar a cobertura (pavimento Cobertura). 

Para realizar a inserção de um novo pavimento, proceda da seguinte forma:

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação.

Na janela Edificação, há duas formas possíveis para realizar a inserção do novo pavimento, as quais serão exemplificadas a seguir.

Realizando a inserção do novo pavimento pelo ícone Adicionar 

primeira forma é através de um ícone Adicionar. Como queremos inserir o pavimento que representa a cobertura, este estará localizado acima do pavimento Superior. Sendo assim, proceda da seguinte forma: 

  • Na janela Edificação, clique sobre o pavimento Superior

  • Com o pavimento Superior selecionado, clique no ícone Adicionar;
  • Selecione a opção desejada, no nosso exemplo Novo pavimento acima;

  • Neste momento, será criado um novo pavimento acima do pavimento Superior.

Realizando a inserção do novo pavimento através do menu de contexto

segunda forma de realizar a inserção do novo pavimento é acessando o menu de contexto. Da mesma forma como explicado anteriormente, será realizado a inserção de um pavimento que representa a cobertura. Para realizá-la, proceda da seguinte forma:

  • Na janela Edificação, clique com o botão direito do mouse sobre o pavimento Superior;
  • Selecione a opção Novo - Novo pavimento acima;

  • Neste momento, será criado um novo pavimento acima do pavimento Superior.


Para realizar alterações no nome (pavimento Cobertura) e na altura deste novo pavimento, recomendamos seguir com os procedimentos descritos no artigo Alterando o nome, a altura e o nível dos pavimentos da edificação


Feito isso, tem-se o projeto contendo uma edificação com os pavimentos Térreo, Superior e Cobertura sem ter sido necessário criar uma nova edificação.