Pavimentos

Alterando o nome, a altura e o nível dos pavimentos da edificação

Muitas vezes, após ter iniciado o projeto é verificada pelo projetista a necessidade de realizar algumas alterações nas informações definidas no momento da criação da edificação, como por exemplo o nome ou a altura de um pavimento. 

Com base nisto, o intuito deste artigo é demonstrar ao projetista quais os procedimentos devem ser seguidos para realizar as alterações destas informações. 

Alterando o nome dos pavimentos do projeto

Para realizar a alteração do nome dos pavimentos do projeto, proceda da seguinte forma:

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
  • Na janela Edificação, clique uma vez sobre o nome do pavimento que deseja alterar. Neste momento, o pavimento ficará selecionado;

  •  Clique novamente sobre o nome do pavimento e o renomeie conforme sua preferência;

  • Pressione Enter para finalizar;
  • Repita este mesmo procedimento para alterar o nome dos demais pavimentos.

Alterando a altura e os níveis dos pavimentos do projeto

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
  • Na janela Edificação, clique no ícone Editar propriedades;

  • No diálogo Propriedades da edificação, selecione a aba Pavimentos;
  • Em Pavimentos, clique no valor informado para Altura ou Nível do pavimento que deseja alterar;

  • Informe o valor desejado da altura e/ou nível do pavimento e pressione Enter;
  • Repita este mesmo procedimento para alterar a altura e/ou nível dos demais pavimentos;
  • Clique em OK para confirmar as edições.
Vale lembrar que a altura de um pavimento no AltoQi Builder não é o "pé-direito". Portanto, ela deve ser preenchida seguindo a lógica de que a altura do pavimento é a diferença entre o nível do piso superior até o nível do piso do pavimento, como mostra a imagem abaixo, onde cada pavimento tem 300 cm de altura.


Quando o projeto estrutural é feito no Eberick, deve-se tomar o cuidado, pois o conceito de nível é diferente nos dois programas. A imagem abaixo resume esta diferença, mostrando que os níveis no AltoQi Builder são referentes à laje inferior, enquanto que no Eberick os níveis são da laje superior.

O exemplo usado acima, mostra que o nível do Térreo no AltoQi Builder é 0 cm, enquanto que no Eberick o mesmo Térreo tem nível 300 cm. Isso ocorre devido a diferença de conceito entre os dois programas, onde no AltoQi Builder o pavimento é como uma caixa e no Eberick é como um plano.

Através dos procedimentos explicados acima, é possível realizar as alterações pertinentes à altura, nível e ao nome dos pavimentos de um projeto em andamento no AltoQi Builder.