Um dos recursos disponibilizados no modulo Elétrico é o dimensionamento automático da seção da fiação.
Após determinar qual é a corrente corrigida do circuito o programa verificará qual a seção de fiação necessária para suportar tal corrente.
Após esta verificação a seção dos condutores pode ser aumentada em função da proteção necessária e da verificação de queda de tensão. Para verificar todo o processo realizado no dimensionamento da fiação recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionada a seção dos condutores? |
Desta forma, a seção da fiação será selecionada de forma que a sua capacidade de condução de corrente atenda a seguinte condição:
Onde:
= Corrente corrigida do circuito;
= número de condutores em paralelo;
= Capacidade de condução de corrente do cabo;
Para determinar qual seção de fiação atenderá a condição exibida acima precisaremos identificar as seguintes informações:
- Número do condutores carregados (determinado nas propriedades do circuito);
- Para os esquemas F+N e F+F consideram-se dois condutores carregados;
- Para os esquemas 2F+N, 3F e 3F+N consideram-se três condutores carregados;
- Método de instalação utilizado (determinado nas propriedades do circuito);
- Material do cabo utilizado (informado no cadastro do condutor);
- Isolação do cabo utilizado (informado no cadastro do condutor);
Com base nessas quatro informações, entra-se na tabela correspondente (tabelas 36 a 39) do item 6.2.5 da NBR 5410/2004, que informa a capacidade de condução de corrente para cada seção de condutor, e obtém-se a menor seção cuja capacidade de condução de corrente seja superior a corrente corrigida do circuito.
Exemplo
Para exemplificar como a seção da fiação é determinada através do critério de capacidade de condução de corrente temos o circuito 5 exibido abaixo, que possui 3 tomadas de 600 W e 2 tomadas de 100 W, foi definido com o esquema F+N e com a tensão 127 V:
Definindo a corrente corrigida
Para verificar como esta corrente é calculada recomendamos a leitura do artigo Como é calculada a corrente corrigida?
Como podemos verificar no exemplo do artigo, a corrente corrigida (In') deste circuito será 25 A.
Definindo o número de condutores em paralelo
Em nosso exemplo, o circuito 5 utiliza apenas um condutor por fase, portanto n será 1.
Definindo a seção necessária através do critério da capacidade de condução de corrente
Em nosso circuito exemplo utilizamos o esquema F+N, portanto teremos 2 condutores carregados, o método de instalação B1 e um cabo de cobre com isolação PVC.
Com base nas informações acima teremos a seguinte inequação:
Com isso podemos verificar na tabela correspondente que a primeira seção de fiação que suporta mais que 25 A será o cabo de 4 mm².
Lembrando que, após verificar qual será a seção necessária para o circuito através do critério de capacidade de condução de corrente, será verificado se esta seção esta coordenada com o disjuntor e se a queda de tensão gerada pelo cabo está dentro dos limites estabelecidos. Caso alguns destes critérios não sejam atendidos é necessário aumentar a seção utilizada. |
Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como a seção dos condutores é dimensionada através do critério da capacidade de condução.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.