Lajes

Erro L17 - Engastamento inválido

Quando lidamos com lajes unidirecionais, devem ser tomados alguns cuidados no que diz respeito ao engastamento. Como estes são elementos que transferem esforços em apenas uma direção, a depender do alinhamento das nervuras em relação à viga da continuidade, pode não ser possível realizar o engaste.

Tomando a figura acima como exemplo, perceba que tanto a laje L1, quanto a laje L2, apresentam suas nervuras paralelas à viga onde ocorre o engaste. Caso analisemos o corte da laje na região do engaste, teremos a seguinte configuração: 

Perceba que neste caso, haverá momentos negativos sobre o apoio da laje devido ao engaste ali realizado. Estes momentos causam uma tração na parte da capa do concreto, sendo que os blocos de enchimento serão comprimidos. Como blocos de enchimento não são elementos estruturais, não devem resistir nenhum tipo de esforço. Quando isto ocorre, o programa emite o Erro L17 - Engastamento inválido.

Assim, para que seja possível engastar as lajes unidirecionais, as nervuras deverão estar transversais à viga onde ocorre o engaste, como mostrado na figura abaixo. Perceba que, neste caso, as nervuras se apoiam na viga da continuidade, de modo que, tanto os esforços de compressão, quanto tração, estarão aplicados em uma região de concreto, permitindo o dimensionamento destes elementos:

Abaixo seguem alguns exemplos de engastamentos válidos e inválidos no AltoQi Eberick. Cabe destacar que a direção da flecha corresponde à direção das nervuras

Assim, para corrigir esta situação, deve-se garantir a transferência de esforços entre lajes. Isto pode ser feito de maneiras distintas, como:

  • Alterar o tipo de laje para alguma laje bidirecional (macica, nervurada, etc.). Estas lajes permitem a transferência de esforços em ambas as direções, de modo que não há preocupação em manter o alinhamento das nervuras.

  • Verificar a direção definida para as vigotas na entrada gráfica. Caso necessário, pode-se alterar através do comando Operações - Lajes - Definir direção X (botão).

  • Verificar o lançamento da estrutura, removendo engastamentos inválidos, por meio do comando Modelo - Lajes - Rotular (botão ).

  • Inserir maciço (recurso pertencente ao módulo Região maciça em lajes) sobre a laje que apresenta o erro ao longo de toda a extensão do engastamento. A região maciça, bem como lajes maciças, distribui esforços em ambas as direções, de modo que viabiliza o engaste na região. Para fazer isso, você deve acessar a aba Lançamento, grupo Lajes, comando Maciço. No artigo Laje em balanço: resolvendo o dimensionamento com o uso de regiões maciças apresentamos esta solução de projeto.

Tomando alguma das medidas acima, o modelo estrutural deve ser analisado normalmente.