Memorial de cálculo

Como gerar o Memorial de cálculo do projeto de SPDA?

O módulo SPDA possibilita a geração do memorial de cálculo contendo as informações de projeto e da avaliação de risco, através de um relatório, no formato de documento de texto ou HTML, ou da inclusão de um memorial de cálculo no croqui de lançamento, como um detalhe.


Incluindo o memorial de cálculo no desenho

O programa permite que o usuário insira no desenho do pavimento o memorial de cálculo, através da janela Gerenciador.

Para inserir no desenho o memorial de cálculo:

  • Na janela Edificação (aba ) abra o projeto de um pavimento, efetuando um duplo clique no mesmo;
  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador acesse o comando Opções (botão) e selecione o menu de contexto Gerar memorial em planta - Memorial de cálculo (SPDA);

  • Posicione o memorial clicando no ponto desejado.


Gerando o relatório do memorial de cálculo

O programa permite que o usuário gere o relatório do memorial de cálculo do projeto através da janela Gerenciador. Para gerar o relatório do memorial de cálculo:

  • Na janela Edificação (aba ) abra o projeto de um pavimento, efetuando um duplo clique no mesmo;
  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador acesse o comando Opções (botão) e selecione o menu de contexto Gerar relatórios - Memorial de cálculo (SPDA);

  • O programa irá gerar o memorial de cálculo.
Observação: O formato de geração deste relatório (documento de texto ou HTML) deve ser selecionado no menu Arquivo - Configurações - Sistema - Relatórios - Formato. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como alterar o formato dos relatórios?

Salvando vários relatórios

Pode ser da vontade do usuário salvar mais de um memorial do cálculo do projeto, por exemplo: um memorial para exibir os resultados da Avaliação de risco mostrando a necessidade de realização de projetos de proteção e outro exibindo os resultados da Avaliação de risco mostrando que as proteções selecionadas são suficientes para proteger o projeto.

Ao gerarmos o memorial de cálculo, o programa cria um arquivo com o nome padrão, portanto se solicitarmos novamente a geração do memorial o programa irá substituir o arquivo anterior pelo novo, com as informações atualizadas.

Para que isso não ocorra recomendamos renomear os relatórios gerados. Assim, ao gerar um novo memorial, os antigos não serão apagados. Os relatórios podem ser acessados da seguinte forma: 

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Gerenciador de Arquivos;
  • Na janela Gerenciador de arquivos, em Relatórios, renomeie o relatório gerado antes de solicitar a criação de um novo;


Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível gerar um relatório de Memorial de cálculo do projeto de SPDA ou incluí-lo no croqui de um pavimento.