Dimensionamento

Como é calculada a demanda do projeto?

Na operação de uma instalação elétrica, seja ela residencial, comercial ou industrial, a energia elétrica (potência x tempo) consumida na instalação é variável ao longo do dia. Tal fato ocorre porque diversos pontos elétricos (tomadas, lâmpadas, motores etc.) não estão todos em operação ao mesmo tempo.
 
ObservaçãoDemanda tem por definição o consumo de energia da instalação dividido pelo tempo no qual se verificou tal consumo.
 

Calculando a demanda da instalação, pode-se projetar de uma maneira mais realista e econômica o ramal de entrada e os circuitos alimentadores dos quadros de distribuição. Com isso tem-se a diminuição da corrente de projeto e a consequente diminuição das seções dos condutores alimentadores e do valor de corrente de proteção dos disjuntores.

No modulo Elétrico, o dimensionamento dos quadros (distribuição, medição e com transformador) é sempre realizado através da corrente demandada. A forma como a demanda é calculada depende do tipo de quadro e do tipo de instalação selecionado no Alimentador predial.

Quadro de distribuição

A demanda de um quadro de distribuição será definida pelos tipos de carga configurados nos circuitos terminais.

Para verificar como este cálculo é realizado recomendamos a leitura do artigo Cálculo da corrente de fase demandada dos quadros para o tipo de instalação Unidade consumidora individual.

Quadro de medição e Alimentador predial

A demanda de um quadro de medição e do alimentador predial será calculada de maneiras diferentes dependendo do tipo de instalação selecionado nas propriedades do Alimentador predial.

  • Quando for selecionado o tipo de instalação Unidade consumidora individual a demanda será calculada da mesma forma que nos quadros de distribuição, ou seja, será definida pelos tipos de carga configurados nos circuitos terminais. Portanto, para verificar como este cálculo é realizado recomendamos a leitura do artigo Cálculo da corrente de fase demandada dos quadros para o tipo de instalação Unidade consumidora individual.
  • Quando for selecionado o tipo de instalação Edificação de uso coletivo a demanda será calculada de acordo com o critério específico desenvolvido pelo Codi – Comitê de Distribuição de Energia Elétrica para esse tipo de cálculo. Portanto, para verificar como este cálculo é realizado recomendamos a leitura do artigo Cálculo da demanda do quadro de medição para o tipo de instalação Edificação de uso coletivo.

Realizando as verificações descritas neste artigo é possível identificar como é calculada a demanda dos quadros existentes no projeto.