Blocos

Como editar uma família de blocos?

Entre as definições mais importantes para a elaboração do projeto de alvenaria estrutural está a definição dos componentes que serão utilizados para construção das paredes. Para que o programa possa realizar a modulação das paredes de maneira automatizada, incluindo as soluções de contrafiamento no cruzamento das paredes, distribuição de todos os blocos ao longo da altura e o quantitativo de materiais, é necessário definir os elementos que serão utilizados no projeto. 

 

Como editar uma família de blocos?

No QiAlvenaria, o cadastro da família de blocos a ser utilizado no projeto é realizado através do menu Arquivo – Cadastro – Família de blocos.

 

O cadastro padrão contém diversos formatos de blocos que podem ser definidos no projeto de Alvenaria. Entretanto, caso seja necessário realizar alguma alteração em uma família de blocos, como, por exemplo, desabilitar determinados tipos de blocos, alterar um item associado (que são os elementos apresentados na lista de materiais) e as propriedades dos blocos, deve-se cadastrar uma nova família de blocos ou realizar a cópia de uma existente e então editá-la, mantendo o Cadastro Padrão original.

O cadastro dos blocos é organizado em uma hierarquia, ou seja, se organiza em Grupo de blocos, dentro desses grupos temos as Famílias de blocos e, nas famílias, as Propriedades do bloco.

  

Nesse artigo, apresentaremos um procedimento mais simples para cadastrar um novo grupo bloco, que consiste em copiar um grupo de blocos existente e editar as suas propriedades. Para isso, deve-se realizar os seguintes procedimentos:

Selecione o Grupo de blocos a ser copiado, grupo de origem;
Clique no botão Copiar mceclip1.png , localizado na barra de comando superior do cadastro;
Clique no botão Colar mceclip3.png;


Ao realizar uma cópia dos elementos cadastrados, os mesmos são definidos como “Cadastro do usuário”, no qual é possível realizar a sua edição. Para este novo Grupo de Blocos, que agora pode ser editado, é possível definir os tipos de blocos que serão utilizados para cada Família de Blocos. Para isso selecione a Família a qual se deseja editar, clique na opção Tabela de blocos e no botão Configurações (...), conforme apresentado na imagem abaixo:

 

Na janela Tabelas de blocos é possível habilitar ou desabilitar determinados tipos de blocos para a Família selecionada, através da coluna Ativo.

 

Os blocos ativos para o projeto em questão também podem ser definidos na janela de Edificação pelo menu à direita do QiAlvenaria. Acessando o botão "Editar propriedades", na aba "Projeto" ficam disponíveis as tabelas de "Blocos ativos" para as paredes estruturais e de vedação definidas para o projeto:


Para definir a composição de blocos que será apresentada na lista de materiais, pode-se selecionar o bloco desejado na sua respectiva família de blocos, clicar na opção Composição de blocos para a lista de materiais e no botão Configurações (...).


Na janela Composição de blocos para lista de materiais, o usuário pode escolher os itens que serão exibidos na lista de materiais para cada tipo de bloco utilizado no projeto, alterando pela hierarquia Classe - Grupo - Item. Os itens podem ser cadastrados pelo usuário através do menu Principal – Cadastro – Itens.

 

Neste artigo foi mostrado como adicionar um novo grupo de blocos a partir de um pré-existente, de modo que as novas famílias de blocos possam ser alteradas pelo usuário. Destacamos ainda que para que estes blocos possam ser atribuídos ao projeto, é necessário executar o procedimento descrito no próximo artigo da série, Como selecionar um bloco personalizado para o projeto?

Colaborador: Edvânio Pacheco Teixeira