Blocos

Como selecionar um bloco personalizado para o projeto?

Entre as definições mais importantes para a elaboração do projeto de alvenaria estrutural está a definição dos componentes que serão utilizados para construção das paredes. Para que o programa possa realizar a modulação das paredes de maneira automatizada, incluindo as soluções de contrafiamento no cruzamento das paredes, distribuição de todos os blocos ao longo da altura e o quantitativo de materiais, é necessário definir os elementos que serão utilizados no projeto. 

 

Como selecionar um bloco personalizado para o projeto?

No QiAlvenaria, são as paredes que devem ser atribuídas ao projeto. Isto quer dizer que para atribuir um tipo de bloco ao seu projeto, é necessário que este esteja associado a uma parede. A composição de Parede consiste justamente em juntar todas as informações cadastradas em uma parede e atribuí-la ao projeto. Essa composição é realizada através do menu Principal – Cadastro – Paredes. Nesse ambiente atribui-se à parede a família de blocos, a resistência do bloco, argamassa, graute e dados de cálculo. Este procedimento é necessário sobretudo quando o usuário cadastra novos blocos no programa, procedimento explicado no artigo anterior desta série

O cadastro de uma nova composição de Paredes pode ser realizado através do botão Adicionar  ou realizar a cópia de uma parede já definida no cadastro padrão e editá-la. Para realizar a cópia de uma composição de paredes já cadastrada e atribuir as propriedades desejadas, pode-se realizar os seguintes procedimentos:

  • Selecione uma classe de paredes;
  • Clique no botão Copiar , localizado na barra de comando superior do cadastro;
  • Clique no botão Colar ;


Nesta nova classe de paredes que foi copiada, o usuário pode editar as suas informações conforme as suas preferências. Podendo alterar o Nome, Família de Blocos e dados de cálculo.

Na hierarquia da Classe de paredes, temos a composição propriamente dita. Nesse item define-se o nome da Composição de paredes, a Resistência do bloco (conforme definido no cadastro de blocos), Argamassas e Grautes.


Para atribuir ao projeto uma nova Parede, pode realizar os seguintes procedimentos:

  • Acesse a janela de edificação ;
  • Selecione o projeto de Alvenaria de um pavimento qualquer;
  • Clique em Editar Propriedades , conforme apresentado na figura abaixo:

  • Acesse a aba "Projetos";

Nessa aba, pode-se definir a parede estrutura escolhendo a Classe e a Composição de paredes. Caso deseje definir uma composição diferente a cada pavimento, pode-se selecionar o item “Composição” das paredes estruturais e clique no botão "", conforme ilustrado abaixo. Ao definir composições de parede diferentes, o campo "Composição" é indicado pelo programa como "VAR". 


Colaborador: Edvânio Pacheco Teixeira