Fiação

Como incluir condutor de aterramento em qualquer ponto lançado?

A função da fiação Terra é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Em outras palavras, o principal objetivo do aterramento é o escape da corrente para um local seguro, seja por motivos de segurança ou como meio de prolongamento da vida útil de equipamentos.

O AltoQi Builder possui milhares de peças cadastradas atendendo as necessidades mais usuais em projeto e é no cadastro de cada peça que são informados os valores de cálculo, simbologias, dimensionamento, etc. Uma destas informações é a necessidade, ou não, do condutor Terra.

ObservaçãoO módulo Elétrico adiciona a fiação terra apenas para os pontos que estão previamente configurados no cadastro quanto a necessidade do condutor terra.

Caso o usuário deseje incluir o condutor terra em algum ponto que não o possua, por exemplo Lâmpadas, será necessário adicionar no cadastro uma nova peça com as propriedades que correspondem às suas necessidades, neste caso com a opção Requer aterramento habilitada. 
Observação Qualquer ponto pertencente a uma peça que requeira aterramento terá uma fiação Terra, por exemplo, em um conjunto Interruptor simples+Tomada 2P+T os dois pontos terão o condutor Terra.

Quando for necessário alterar apenas essa informação, recomendamos  copiar a peça  de referência  e editar as informações na peça criada  pelo usuário.
Observação Lembramos que as peças padrões do programa não poderão ser editadas, pois os dados cadastrados são referenciados diretamente em nosso banco de dados.

Como exemplo, iremos  habilitar o Requer aterramento em uma lâmpada  fluorescente cadastrada no programa.
Observação Nos quadros, se houver ao menos um circuito subordinado que esteja aterrado, o programa passa a fiação terra ao quadro que estiver associado anteriormente, finalizando o caminho até a Entrada de serviço, que é denominada pelo programa como Alimentador predial.

Copiando e Colando a peça

Como a única informação que desejamos alterar é o Requer aterramento, para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.


Observação: Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro

Editando as informações 

Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Selecionar a peça recém criada;
Observação: Uma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo.
  • Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
  • Alterar o Requer aterramento para Sim;
Observação: Se o usuário desejar, pode-se alterar a Descrição simbologia, a Indicação, os Itens associados, a Posição, as simbologias, etc.


  • Clicar em OK.

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos.


Quando esta peça for utilizada, ao processar o projeto e passar toda a fiação, a fiação Terra chegará até o ponto lançado.


Observação: Caso o projeto já esteja com os pontos lançados e seja necessário alterar a peça utilizada recomendamos a leitura do artigo Como alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?