Descidas e anéis de contorno
  1. AltoQi Suporte
  2. SPDA
  3. Descidas e anéis de contorno

Verificação lateral não atendida

O conjunto de condutores de descidas na rede SPDA, tem por objetivo conduzir as descargas atmosféricas até os elementos dissipadores do sistema e desses para o solo. Todas as descidas devem ser interligadas por cordoalhas horizontais formando anéis (constituídos pelo lançamento de cordoalhas em um contorno fechado).

Quando o comando Processar, guia Operações – grupo Dimensionamento, é executado o programa realiza a verificação das descidas e anéis de contorno lançados e caso algum dos itens não sejam atendidos, nos retorna a mensagem Verificação lateral não atendida.


  • A área de exposição é considerada protegida lateralmente quando existem anéis de contorno protegendo o perímetro da área de exposição atendendo o máximo espaçamento recomendado pela norma e quando os espaçamentos máximos entre descidas também atende o máximo espaçamento recomendado pela norma.
  • A área de exposição é considerada desprotegida lateralmente quando não são atendidas simultaneamente as condições para as alturas dos anéis e espaçamentos de descidas, com um mínimo de duas descidas para cada área de exposição nos pavimentos.

Conforme explicado acima, as laterais de uma edificação podem não estar protegidas, abaixo listamos os principais motivos para que o programa nos informe esta mensagem.

Observação:  Para auxiliar na identificação da causa da mensagem Verificação lateral não atendida, o programa disponibiliza a geração de um diagrama de verificação. Para acessá-lo recomendamos a leitura do artigo Como gerar o diagrama de verificações (SPDA) .

1 - Espaçamento entre as descidas

NBR 5419/2005

De acordo com a norma NBR5419/2005, o espaçamento médio entre as descidas que ligam os anéis de contorno é listado na Tabela 2 - Espaçamento médio dos condutores de descida não naturais conforme o nível de proteção.



NBR5419/2015

De acordo com a norma NBR5419/2015, o espaçamento médio entre as descidas que ligam os anéis de contorno é listado na Tabela 4 – Valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA.



Observação:  Conforme a norma, é aceitável uma variação nos espaçamentos dos condutores de descidas de até 20%. Com isso, por exemplo, para a classe III, será permitido que o espaçamento entre as descidas seja de até 18 metros.

Verificação

Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre as descidas lançadas, para isso utilize o comando Medir, guia Desenhos – grupo Ferramentas, para verificar as distâncias.



Observação: Lembramos que a distância utilizada pelo programa é a obtida contornando da área de exposição.

Se o espaçamento estiver maior que o recomendado pela norma será necessário lançar mais descidas ou alterar a disposição das lançadas.


2 - Espaçamento entre anéis de contorno

NBR 5419/2005

De acordo com a norma NBR5419/2005 os anéis de contorno devem respeitar um posicionamento vertical máximo com relação ao solo e entre os demais anéis que compõem o sistema. 

Para atender as prescrições da NBR 5419:2005, o programa realiza a seguinte análise:

  • O primeiro anel (anel de aterramento) deve estar localizado no máximo a 4m de altura do nível zero (solo), podendo estar abaixo desse;
  • Os próximos anéis devem estar espaçados de no máximo 20m de altura.


NBR 5419/2015

De acordo com a norma NBR5419/2015 todos os anéis de contorno devem estar espaçados entre si a uma distância em função do nível de proteção, conforme definido na Tabela 4 – Valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA, não havendo uma condição diferenciada para o primeiro anel, ou “anel de aterramento”.



Observação: A variação de espaçamento de 20% além dos valores recomendamos pela norma não é valido para o espaçamento entre os anéis de contorno.


Verificação

O programa verifica o espaçamento entre os anéis analisando a altura global de cada anel de contorno lançado.

Observação: A altura global consiste na soma das alturas dos pavimentos abaixo do pavimento analisado, mais a altura de lançamento dos elementos (cordoalhas e área de exposição) no pavimento corrente.

Uma forma de verificar a altura de lançamento de cada anel é acessando o Memorial de cálculo do projeto.

Se o espaçamento entre os anéis for maior que o recomendado pela norma será necessário lançar mais anéis de contorno ou alterar a altura de lançamento dos anéis existentes.


3 - Descidas válidas

O programa somente contabiliza no dimensionamento as descidas válidas lançadas no projeto.

São consideradas descidas válidas em um pavimento, aquelas que atendam as seguintes condições:

  • Afastamento de no máximo 100 centímetros do contorno da área de exposição;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento inferior;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento superior, apenas se este for o mais inferior do projeto contendo um elemento área de exposição, sendo considerado o mesmo número de descidas que o pavimento imediatamente acima.
Observação: Uma situação comum neste caso é lançar uma descida a uma distância maior que 100 cm da área de exposição.

Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre as descidas lançadas e a área de exposição, para isso utilize o comando  Medir , guia Desenhos – grupo Ferramentas, e verifique as distâncias. A seguir temos um exemplo onde a distância (coordenada X e/ou Y) entre a descida e a área de exposição é maior que 100 cm.

Se o espaçamento entre a descida e a área de exposição estiver maior que 100 cm será necessário mover sua descida para mais próximo da área de exposição (do ponto inicial ao ponto final) ou relançar a área de exposição para adequá-la as descidas lançadas.


4 - Continuidade das descidas

Neste caso é necessário verificar a continuidade das descidas, principalmente se elas foram lançadas manualmente, desde o ponto inicial ao final.

Uma forma de realizar esta verificação é através do comando Visão 3D Geral, guia Lançamento – grupo 3D.


Caso as descidas não estejam contínuas, é necessário lançar as descidas faltantes.


5 - Distância entre a malha de aterramento e a área de exposição

Outra verificação realizada pelo programa é a continuidade das descidas até a malha de aterramento.

Observação: Uma malha de aterramento somente será considerada válida para as verificações (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, anéis e descidas) se existir ao menos uma conexão haste de aterramento em sua malha.

A continuidade com a malha de aterramento somente será aceita pelo programa se ela estiver lançada a até 100 cm da área de exposição. Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre a malha de aterramento lançada e a área de exposição, para isso utilize o comando Medir, guia Desenhos – grupo Ferramentas, e verifique as distâncias. A seguir temos um exemplo onde a distância (coordenada X e/ou Y) entre a malha de aterramento e a área de exposição é maior que 100 cm.


Se o espaçamento entre a malha de aterramento e a área de exposição estiver maior que 100 cm será necessário mover os elementos para mais próximo da área de exposição ou relançar a área de exposição para adequá-la a malha.


6 - Pavimento sem anel de contorno

Ao realizar a verificação lateral de um pavimento o programa verifica se existe um anel de contorno lançado naquele pavimento. Se não existir, ele procura pelo anel de contorno acima mais próximo, ou seja, o próximo pavimento que possui um anel de contorno.

Localizado este anel o programa verifica se a área de exposição do pavimento que está sendo analisado está localizada a mais de 100 cm do anel existente acima.


Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre estes elementos, para isso utilize o comando  Medir , guia Desenhos – grupo Ferramentas, e verifique as distâncias. A seguir temos um exemplo onde a distância (coordenada X e/ou Y) entre o anel de de contorno superior e a área de exposição do pavimento analisado é maior que 100 cm.


Se os elementos estiverem a mais de 100 cm será necessário mover o anel de contorno superior para mais próximo da área de exposição do pavimento analisado ou relançar a área de exposição do pavimento analisado de forma a deixá-la mais próxima do anel de contorno superior.

Observação: Se não desejar realizar estas modificações pode-se ignorar a mensagem exibida pelo programa e prosseguir com o seu projeto. Lembramos que está mensagem não afetará os detalhamentos gerados nem a geração das pranchas.

Neste artigo, apresentamos as causas mais comuns que geram a mensagem  Verificação lateral não atendida , verifique qual ocorre em seu projeto.