Detalhamentos

Como gerar o diagrama de verificações (SPDA)

O conjunto de condutores de descidas na rede SPDA tem por objetivo conduzir as descargas atmosféricas até os elementos dissipadores do sistema e desses para o solo. Sendo assim, em um projeto de SPDA, todas as descidas devem ser interligadas por cordoalhas horizontais formando anéis (constituídos pelo lançamento de cordoalhas em um contorno fechado).

No intuito de auxiliar o projetista na análise dos problemas encontrados na verificação lateral, após o processamento do projeto, o QiSPDA apresenta um diagrama de verificações do SPDA. 

Assim, neste artigo exemplificaremos como realizar a geração do diagrama de verificações SPDA. 


Gerando o diagrama de verificações (SPDA) 

Para gerar o diagrama de verificações (SPDA), prossiga da seguinte forma: 

  • Abra um croqui SPDA do projeto;
  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador acesse o comando Opções (botão ) e selecione a opção Gerar diagramas - Verificações (SPDA).


Ao executar este comando é gerado um diagrama, disposto na janela  Verificações (SPDA) . Neste diagrama são apresentados os resultados das verificações de dimensionamento do projeto de SPDA neste pavimento e também um corte da edificação verificando o espaçamento entre os anéis de contorno, como podemos observar na imagem abaixo. 



Observação: O diagrama gerado difere se o projeto não apresentar os dados corretos para a geometria da edificação (áreas de exposição) ou quando os elementos constituintes do projeto da rede SPDA não tenham sido adicionados ou ainda se o projeto não tiver sido processado.

Verificações de dimensionamento

A seguir, são apresentados algumas mensagens referentes ao dimensionamento do sistema de SPDA que podem ser exibidas no diagrama de verificações (SPDA). 


1. Quantidade mínima de descidas

No módulo SPDA a verificação da quantidade mínima de descidas necessárias no pavimento é realizada com base na distância obtida contornando a área de exposição lançada no pavimento. Ou seja, o comprimento total da área de exposição é dividido pelas distâncias máximas estipuladas na Tabela 4 da NBR 5419:2015, de acordo com a classe de proteção adotada no projeto, determinando assim, o número mínimo de descidas. 

Neste caso, se o programa verificar que a quantidade de descidas existentes no pavimento estiver abaixo do recomendado, a seguinte mensagem será exibida:



2. Espaçamento entre as descidas

Segundo a NBR 5419:2015, os espaçamentos máximos entre os condutores de descida variam de acordo com a classe de SPDA desejada e são listados na Tabela 4 apresentada a seguir.



Observação: O programa já faz a verificação do espaçamento entre as descidas considerando a variação de 20%. Por exemplo: Para a classe III de SPDA, será permitido nesta verificação que o espaçamento entre as descidas seja de até 18 metros.

Dessa forma, caso durante a verificação do espaçamento das descidas o programa encontre alguma situação na qual a distância exceda o valor permitido pela norma, será emitida a seguinte mensagem:



3. Espaçamento entre os anéis de contorno 

De acordo com a NBR 5419:2015, todos os anéis de contorno devem estar espaçados entre si a uma distância em função do nível de proteção, conforme definido na Tabela 4, não havendo uma condição diferenciada para o primeiro anel ou "anel de aterramento". 

Sendo assim, caso o programa verifique que o espaçamento entre os anéis é maior que o recomendado pela norma, a seguinte mensagem será exibida: 



4. Descidas válidas 

No dimensionamento realizado pelo programa são consideradas somente as descidas válidas lançadas no projeto.

São consideradas descidas válidas em um pavimento, aquelas que atendam as seguintes condições:

  • Afastamento de no máximo 100 centímetros do contorno da área de exposição;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento inferior;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento superior, apenas se este for o mais inferior do projeto contendo um elemento área de exposição, sendo considerado o mesmo número de descidas que o pavimento imediatamente acima.
Observação: Uma situação comum neste caso é lançar uma descida a uma distância maior que 50 cm da área de exposição.

Sendo assim, caso o programa identifique algum problema que faça com que as descidas lançadas no projeto não sejam consideradas válidas, a seguinte mensagem será emitida:



5. Continuidade das descidas

Neste caso, o programa verifica a continuidade das descidas lançadas no projeto até a malha de aterramento (condutos ligados a um ponto com aplicação "Haste de aterramento"). 

Assim, caso seja identificado em seu projeto algum problema relacionado à continuidade das descidas existentes, a seguinte mensagem será emitida:



Neste artigo aprendemos a gerar o diagrama de verificações (SPDA), a fim de identificar possíveis problemas pertinentes ao dimensionamento do sistema de proteção. Contudo, as situações apresentadas neste diagramas devem ser resolvidas de modo que sua edificação esteja totalmente protegida. Por este motivo, recomendamos a leitura do artigo  Verificação lateral não atendida , o qual explica cada uma das mensagens e também como resolvê-las.