Lajes

Lajes definidas por pilares de grandes dimensões

Para realizar o lançamento de lajes no Eberick, é necessário que seus bordos formem um contorno fechado, sejam eles definidos por vigas que caracterizam apoios ou por barras que caracterizam bordos livres. Em alguns projetos, é necessário que os bordos das lajes sejam delimitados por pilares de grandes dimensões, sendo também um contorno válido no programa. Este artigo visa mostrar como o lançamento deverá ser realizado de modo a garantir que este contorno seja considerado corretamente nesta região, com o procedimento indicado também no vídeo abaixo. No final deste artigo, disponibilizamos também um arquivo de projeto com o exemplo de lançamento desta laje, de modo a auxiliá-lo neste processo.

Observação: Caso esteja utilizando lajes de reservatório, patamares de escada e lajes de fundação são necessários alguns cuidados durante o lançamento, descrito com mais detalhes logo abaixo.

A imagem abaixo demonstra uma vista superior do pavimento de uma estrutura com um pilar de seção U posicionado no centro da edificação. Será mantido um vazio entre o pilar U e a viga destinado à instalação de um elevador.  

A partir da versão AltoQi Eberick 2023, ao efetuar o lançamento da laje, o programa reconhece esse contorno, respeitando o vazio formado pelo pilar U e viga, como indicado na imagem abaixo. Assim, a montagem da grelha é realizada de maneira adequada para correta análise estrutural.

Observação: Ao abrir um projeto desenvolvido em atualizações anteriores a 2023-02 e concordar em converter as lajes do projeto para o novo modelador, é possível que algumas lajes não sejam convertidas. Isso pode acontecer caso possua barras rígidas lançadas no interior do pilar U, sendo necessário removê-las e reposicionar o nó da viga, removendo-o de dentro do pilar, conectando em sua extremidade, conforme indicado na imagem abaixo.


É válido destacar que para lajes de reservatório, patamares e lajes de fundação ou caso você utilize o AltoQi Eberick 2022 ou versão anterior, a modelagem das lajes é um pouco diferente, sendo necessário tomar cuidados adicionais no tocante ao lançamento de lajes definidas por pilares de grandes dimensões. Ao efetuar o lançamento da laje com os mesmo contornos indicados na figura anterior, não será considerado o vazio interno, gerando o "Erro L18 - Nó no interior da laje" ou Erro L30 – Impossível montar a grelha da laje L1 a depender da geometria da edificação. 

Nestes casos, para corrigir o contorno da laje e possibilitar a montagem da grelha para a análise estrutural da laje, você pode dividir a laje utilizando vigas e barras rígidas ao longo da seção do pilar, reposicionando os nós das vigas sobre essas barras rígidas, para garantir a continuidade do contorno da laje.

Para isso, a barra rígida será inserida no interior do pilar, contornando internamente o seu comprimento e as vigas, dividindo o painel de lajes em dois, por exemplo.

A barra rígida poderá ser inserida por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Barra rígida (botão ). As barras deverão ser inseridas conforme as seguintes prescrições:

  • As barras rígidas devem ser lançadas ao longo de toda a seção interna do pilar, sempre saindo com trechos a partir do seu eixo central (indicado por um círculo "cheio" no meio da seção do pilar);
Observação: É importante que um dos nós das barras rígidas seja lançado sobre o centro do pilar para garantir que o conjunto barras rígidas + vigas se apoie sobre a barra do pilar.
  • As barras rígidas devem possuir nós nos pontos de apoio das vigas, de modo que seja possível apoiá-las nestes nós sem alterar seu alinhamento;

No caso do exemplo da figura acima, temos que o lançamento, considerando os critérios de modelagem de versões anteriores a 2023, será como mostrado abaixo. Perceba que, para este caso, foram adicionadas duas vigas (V6 e V7) e pilares para apoiarem (P5 e P6). Além disso, foram necessárias seis barras para realizar o contorno do pilar U. 

Inicie o lançamento, efetuando o lançamento de pilares no meio do vão das vigas V4 e V5. Em seguida, efetue o lançamento de vigas conectando os novos pilares até a face do pilar U.
As barras rígidas deverão ser posicionas nos seguintes pontos:

  • No centro do pilar até ponto intermediário do canto superior direito do pilar
  • No canto direito do pilar até o ponto de apoio da viga V6
  • No ponto de apoio da viga V6 até o ponto intermediário do canto inferior direito do pilar
  • No centro do pilar até ponto intermediário do canto superior esquerdo do pilar
  • No canto superior esquerdo do pilar até o ponto de apoio da viga V7
  • No ponto de apoio da viga V7 até o ponto intermediário do canto inferior esquerdo do pilar 

Após o lançamento dos elementos, é necessário conectar as vigas adjacentes ao pilar com estas barras que foram lançadas, de modo a garantir que elas se apoiem sobre as barras rígidas. Para isto, se utiliza a ferramenta Lançamento - Barras e nós - Reposicionar nó (botão mceclip1.png). A extremidade da viga conectada ao pilar deverá então ser reposicionada para o nó da barra rígida a ela associado. O lançamento para o pilar acima deverá assumir a seguinte forma:

Com isso, definiu-se contornos para lajes ao longo do pilar U, possibilitando a inserção das lajes e o processamento da estrutura. A imagem abaixo exibe o croqui completo do pavimento com o lançamento de todas as lajes que contornam o pilar U e a grelha das lajes após a análise estática linear. 
 


Ainda em tempo, reforço que disponibilizamos mais abaixo, o arquivo "Laje_contorno_pilar_U.prj" com exemplo de lançamento respeitando os critérios de versões anteriores a 2023 e o arquivo "Laje_contorno_pilar_U_V2023.prj" com o exemplo de lançamento descrito no início deste artigo.

Download: