Condutos

Por que os condutos não são lançados de forma automática em meu projeto?

O módulo Elétrico possui um comando inovador, prático e totalmente automatizado para realizar o lançamento dos condutos. Com este recurso, em vez de lançar manualmente os eletrodutos, clicando ponto a ponto para conectar os elementos, o lançamento é efetuado com apenas um clique. Isso facilita o trabalho do usuário, encurtando o tempo de elaboração de projeto e também otimizando o lançamento, pensando em otimizar os custos de material de sua obra.

Este comando identifica o lançamento dos pontos e a definição dos circuitos para lançar automaticamente os condutos nos projetos de instalações elétricas. Para o lançamento são levados em consideração diversos fatores e se eles não forem atendidos o programa não realizará este lançamento automaticamente. As situações que geram este comportamento são:

  1. Ponto sem circuito definido;
  2. Circuito sem quadro associado;
  3. Quadro de distribuição lançado em outro pavimento;
  4. Distância entre os pontos;
  5. Posição dos pontos.

Abaixo essas situações serão analisadas e exemplificadas. 

1. Ponto sem circuito definido 

Todos os pontos elétricos lançados no projeto devem estar associados a um circuito e os circuitos devem estar associados aos quadros. 

No momento da execução do comando de lançamento automático, se os pontos não estiverem com um circuito definido, os condutos não serão lançados automaticamente para estes pontos. O lançamento não ocorre, pois não é possível identificar quais caminhos de condutos que devem ser realizados.

ObservaçãoPara verificar se o ponto encontra-se sem circuito definido recomendamos parar o mouse sobre o triângulo exibido na simbologia e verificar se a mensagem "Circuito indefinido" é exibida.



Para um melhor entendimento dessa mensagem e para verificar como definir circuito para estes pontos, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito indefinido.

Após definir os circuitos, deve-se realizar novamente o lançamento automático dos condutos. 

2. Circuito sem quadro associado

Uma situação que pode ocasionar o não lançamento automático dos condutos, é a existência de circuitos livres no Gerenciador, ou seja, sem estarem associados a algum quadro.

Observação Para verificar se o circuito encontra-se sem quadro associado recomendamos parar o mouse sobre o triângulo exibido na simbologia de um ponto e verificar se a mensagem "Circuito sem quadro associado" é exibida.



Para um melhor entendimento dessa mensagem e para verificar como associar os circuitos aos quadros, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito sem quadro associado

Após associar o circuito a um quadro, deve-se realizar novamente o lançamento automático dos condutos. 

3. Quadro de distribuição lançado em outro pavimento

Para o lançamento automático dos condutos em um pavimento, é necessário que os pontos desse pavimento estejam definidos em circuitos que possuem o quadro que os alimenta nesse mesmo pavimento. 

Para exemplificar essa situação, vamos analisar a imagem abaixo:


Por meio dela, podemos verificar que a tomada encontra-se lançada no pavimento Térreo enquanto o circuito em que ela está definida está associado a um quadro de outro pavimento, o Pavimento 1.

Sendo assim, sempre que o circuito dos pontos estiver associado a um quadro de um pavimento diferente, o lançamento dos condutos no pavimento dos pontos deve ser realizado de forma manual.


ObservaçãoPara realizar o lançamento dos condutos de forma manual, recomendamos a leitura do artigo Como lançar os condutos manualmente no projeto Fiação?

4. Distância entre os pontos

Conforme a alínea b do item 6.2.11.1.6 da NBR 5410, um trecho contínuo de tubulação interna da edificação não pode passar de 15 metros. Por esse motivo, uma das regras aplicadas ao lançamento automático dos condutos é que o comprimento máximo de conduto para interligar dois pontos não pode ultrapassar um valor pré-estabelecido, que por default é de 15 m. 

Esse valor está definido nas configurações do programa: 


Na imagem abaixo, temos duas lâmpadas que estão 17,00 m distantes uma da outra:


A primeira lâmpada está 5,00 m distante de outro ponto, o quadro, por esse motivo, é lançado um conduto interligando os dois. Já para a segunda lâmpada, o próximo ponto mais próximo está 17,00 m distante. Então, nenhum conduto é lançado, pois a distância máxima de 15 m é ultrapassada.

Sendo assim, para resolver uma situação como esta, duas ações podem ser tomadas:

a) diminuir a distância entre os pontos lançados;

b) aumentar o comprimento máximo nas configurações do programa.

Se o usuário alterar o lançamento de forma a diminuir a distância entre os pontos, será lançado um conduto ligando as duas lâmpadas, como mostrado na imagem abaixo: 


Se o usuário alterar o comprimento máximo para um valor que não extrapole a distância entre os pontos, um conduto também será lançado interligando as duas lâmpadas: 



5. Posição dos pontos

Outro fator considerado no momento do lançamento automático dos condutos é a posição dos pontos lançados no projeto.

Observação: Não serão lançados condutos automaticamente para interligar pontos com posição vertical Teto e Piso.

Geralmente, esta situação ocorre devido a erros no lançamento dos pontos.

Na imagem abaixo, podemos observar essa situação, onde temos uma lâmpada na posição Teto e um interruptor lançado equivocadamente na posição Piso. Nesta situação o programa não lançará um eletroduto para conectar a lâmpada ao interruptor. 



Alterando a posição do interruptor para uma diferente de Piso (Média, por exemplo), e utilizando novamente o comando do lançamento automático dos condutos, será lançado um conduto para interligar a lâmpada e o interruptor:


Neste artigo analisamos quais situações que impedem o lançamento automático dos condutos e como solucionar cada uma delas. Cabe ao usuário identificar qual está ocorrendo em seu projeto e então, aplicar a correção necessária.