Colunas

Desvio na prumada de uma coluna hidráulica

Em projetos com mais de um pavimento, muitas vezes é necessário que exista uma ligação entre todos eles para que haja continuidade e seja possível realizar o dimensionamento do projeto.

Para auxilia-lo neste processo, montamos esta série de artigos para mostrar como estas ligações podem ser realizadas no AltoQi Builder. Também elencamos alguns artigos com exemplo mais específicos de como realizar este lançamento.

  1. Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes?
  2. Ligando as colunas entre os pavimentos
  3. Como lançar condutos entre pavimentos não adjacentes?
  4. Como ligar pavimentos com pontos que não estão no mesmo alinhamento?
  5. Desvio na prumada de uma coluna hidráulica
  6. Desvio na prumada de uma coluna sanitária
  7. Como ligar vários pavimentos de uma única vez?

Desvio na prumada de uma coluna hidráulica

A alteração da prumada de uma coluna hidráulica, de incêndio ou de gás é realizada da mesma forma que a derivação de um ramal até um ponto hidráulico, contudo nesta situação o ponto hidráulico será a posição onde a coluna terá sua continuidade ao pavimento inferior.

No caso da coluna hidráulica, a tubulação será lançada a partir do ponto em que coluna está localizada no teto do pavimento em que ocorrerá a derivação, seguindo pela horizontal até chegar na projeção da sua continuidade no pavimento inferior.

Para conectar as colunas entre os pavimentos, é necessário que a coluna esteja já lançada na nova posição no pavimento inferior. Caso contrário, o programa não conseguirá detectar a posição da coluna, e sim de uma conexão qualquer.

Efetue os seguintes passos para o lançamento da tubulação:

  • Selecione o tubo conforme desejar e acesse o comando "Conduto" na Guia Lançamento, Grupo Conduto e clique na indicação da coluna hidráulica,

  • Trace a tubulação até que a mesma chegue ao ponto em que a derivação da coluna esta projetada no pavimento inferior (ponto verde indicado na figura a seguir).

 

No momento em que coluna do pavimento inferior já esteja na posição da nova continuidade, deve-se conectar o tubo do pavimento superior ao inferior. Para isso, acesse o comando "Ligar pavimentos" na Guia Lançamento, Grupo Conduto.

  • Clique na última conexão do ramal recém criado (ponto verde indicado na figura a seguir) que se projeta sobre a coluna hidráulica do pavimento inferior,

  • Para concluir a ligação entre as colunas, clique sobre a indicação localizada na cota zero junto à arquitetura (ponto amarelo indicado na figura a seguir).

Após efetuada a ligação será apresentado o caminhamento dos tubos até o novo ponto de descida da prumada, sendo que no ponto de ligação do piso entre os pavimentos não é apresentado nenhum símbolo específico.