Conflitos nas unidades do objeto com as unidades da composição ou insumo que será associado ao quantitativo
Por vezes, ao tentar associar uma composição ou insumo a um item da lista de quantitativo, o programa exibirá a mensagem, Atenção: Unidades deferentes. Este aviso é emitido para alertar o usuário, que a unidade da composição ou insumo selecionado, é diferente da unidade do objeto na lista de quantitativo, a qual será vinculada a base de custo. Um exemplo claro, ocorre nas associações das janelas de um projeto. Acompanhe o exemplo a seguir para entender.
As janelas podem ser medidas por unidades (UN), ou pela sua área (m²), de acordo com a preferência do projetista, ou modelo da esquadria. Na imagem abaixo, temos um exemplo de janela, que foi medida em unidades.


Para adequar as unidades de medidas entre a composição e o objeto, podemos agir por duas maneiras:
Esta alternativa, irá igualar a medição do objeto na lista de quantitativo, a unidade de uma determinada composição ou insumo a qual se deseja associar este item. Para alterar a medição de um objeto na lista de quantitativo, preparamos um artigo detalhando o processo, sendo assim acompanhe os procedimentos dispostos no artigo Alterando as unidades de medição dos itens do quantitativo.
Outra forma de adequar as unidades entre o quantitativo e a composição é, criando uma nova composição utilizando como unidade de medição, a unidade utilizada para quantificar o objeto da lista de quantitativo. Para criar uma nova composição, siga os procedimentos descritos no artigo: Como criar ou editar, composição e insumos. Este mesmo contexto poderá ser aplicado em casos de utilização de um insumo.
Com estes procedimentos, podemos solucionar as incompatibilidades entre as unidades.