Banco de dados

Como criar uma nova composição?

O AltoQi Visus conta com composições já cadastradas provenientes de tabelas oficiais, como SINAPI, SICRO, SIE-SC, entre outras. Contudo, essas tabelas nem sempre contam com todos as composições necessárias para realizar um orçamento, sendo necessário cadastrar novas para viabilizar a elaboração do orçamento.

Para fazer isso:

  • Acesse o Banco de dados (botão );
  • Acesse a guia Composições.

Nesta janela, você terá acesso a todos os insumos do projeto, sendo que você pode filtrá-los por tabela. Note que o programa disponibiliza também a tabela PRÓPRIA, que irá reunir todos os elementos cadastrados pelo orçamentista. Esta distinção permite que você separe as suas composições das demais.


Para criar uma nova composição, você pode seguir por dois caminhos. Caso você queira apenas alterar alguns itens de uma composição já existente, é mais fácil copiá-la, procedimento explicado no artigo Como editar uma composição?. Neste artigo, iremos mostrar como criar uma composição do zero. Para isso: 

  • Clique em Adicionar item (botão );

Uma nova composição será criada, onde você pode configurar as informações necessárias para que seja utilizada no orçamento. As informações deverão ser configuradas de acordo com as informações abaixo:

  • Em Controle, será permitido bloquear ou desbloquear o item selecionado, assim como inserir uma justificativa e obter a referência de uma composição, conforme explicado no artigo Justificativas das alterações em composições e insumos.
  • Em Código, será mostrado o código da composição. Ele será utilizado como referência para o insumo e não pode ser alterado.
  • Em Tabela, é mostrado de qual tabela vem o insumo. No nosso caso, será sempre mostrado PRÓPRIA pois estamos criando esse insumo.
  • Em Descrição, você deve inserir o nome da combinação. É importante que ele seja claro e descritivo, pois será utilizado tanto no fluxo de trabalho do QiVisus, quanto nos relatórios;
  • Em Unid, você deve definir qual a medida da composição que você está cadastrando. Caso seja concreto, por exemplo, você deve selecionar . Caso sejam lâmpadas, un.
  • Em Total, será exibido o custo total de uma unidade da combinação. Esse valor é calculado com base em todos os insumos cadastrados na combinação.
  • Em Material,  será exibido o custo relativo à execução de uma unidade do material. Esse valor também é calculado com base nos insumos de execução definidos na composição.
  • Em Ativo, você irá definir se a composição está, ou não, sendo utilizada no orçamento. Esta opção pode ser utilizada para desabilitar composições sem precisar excluí-las, o que é interessante quando se deseja manter um histórico das combinações cadastradas.

Ao criar uma nova composição, você deve inserir insumos e composições que irão ser utilizadas calcular o preço da composição. Isso pode ser feito na região inferior da janela.


  • Em Adicionar insumo (botão ), você pode adicionar um insumo já criado à composição. Caso você deseje adicionar um insumo que ainda não esteja disponível em sua base, será necessário criá-lo de antemão de acordo com o procedimento exposto no artigo Como criar um novo insumo?
  • Em Adicionar composição (botão ), você pode adicionar uma composição já criada. Da mesma maneira, se ela não estiver disponível, você deverá criá-la assim como mostra este artigo.
  • em Apagar item selecionado (botão ), você pode remover os itens que foram adicionados.

Com essas ferramentas, você já deve conseguir personalizar sua composição para adequá-la ao orçamento. Note que ao cadastrar os elementos, já é possível definir no campo Multiplicador o quanto de cada insumo será utilizado na composição presente. O Preço de cada um é calculado com base nesse multiplicador, bem como o Preço Material. Além disso, o preço Total da composição, bem como o preço do Material da composição serão atualizados.