Lançando um quadro de distribuição
Nos projetos elétricos um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma fonte de alimentação e distribui-la a um ou mais circuitos. Ele abriga os dispositivos de proteção e/ou manobra e controle dos demais circuitos.
Lançando o Quadro de distribuição
 Para inserir um quadro de distribuição no projeto:
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;
 
  - Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Quadro e defina o Esquema;
 - Clique no botão Quadro de distribuição;
 
  - Defina o ponto de inserção;
 - Na janela Peça, selecione a peça adequada ao seu projeto e a simbologia;
 
  
  Observação: Ao lançar um quadro de distribuição no Builder o usuário precisará selecionar uma peça adequada ao esquema definido e a quantidade de disjuntores que existirá neste quadro.
 
 
 - Determine o ponto diretor;
 - Pressione Enter para encerrar o comando;
 
Definindo as propriedades do Quadro de distribuição
  Após lançarmos o quadro devemos definir as configurações de fiação, proteção, idr, etc., portanto:
- Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o Quadro de distribuição e selecione Propriedades;
 
   - No diálogo Propriedades dos elementos, selecione as propriedades do quadro;
 - Clique em OK para finalizar.
 
   
   Neste momento o quadro de distribuição encontra-se lançado e é possível adicionar circuitos ou associar outros quadros a ele.
   
  
  
   Observação: 
   Para realizar a definição dos circuitos recomendamos a leitura do artigo Como criar e definir circuitos. Para realizar a associação de quadros recomendamos a leitura do artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico. 
   Após criar e definir todos os circuitos desejados pode ser necessário adequar a peça utilizada caso o número de disjuntores calculados seja superior ao disponível na peça previamente selecionada. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Indicação - Quadro com mais circuitos do que o cadastrado na peça. Caso o esquema (F+N, 2F+N, 3F+N) do quadro seja modificado após o seu lançamento será necessário adequar a peça utilizada. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Indicação - Quadro com o esquema incompatível com o da sua peça
  
  
 Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar um quadro de distribuição da maneira mais adequada ao seu projeto.