Como informar a área do apartamento para o cálculo da demanda para “Edificação de uso coletivo”
Quando o tipo de instalação Edificação de uso coletivo é utilizado para o cálculo da demanda, é necessário configurar a Aplicação de cada quadro de distribuição entre as opções: Apartamento, Condomínio e Especial.
Para os casos onde é selecionada a aplicação Apartamento é necessário informar a área do apartamento, porém quando as propriedades de um Quadro de distribuição são acessadas não é possível criar ou editar os tipos e áreas de apartamentos, somente selecionar os configurados anteriormente.
No modulo Elétrico pode-se configurar os Tipos de apartamento na criação do projeto, ou se for necessário, durante a execução do mesmo.
Criando os Tipos de apartamento durante a criação do projeto
Para criarmos uma edificação deve-se realizar os passos propostos pelo programa. No passo 3 são cadastrados os Tipos de apartamentos que serão utilizados no projeto, portanto deve-se:
- Selecionar a linha Tipos de Apartamento e clicar no botão ... que será apresentado a direita;
 - No diálogo Tipos de Apartamento cadastrar todos os tipos desejados;
 - Para adicionar novas áreas deve-se clicar no botão +;
 - Clicar em OK;
 - Avançar para finalizar a criação da edificação.
 
Criando os Tipos de apartamento durante a realização do projeto
Para cadastrar novos Tipos de Apartamento se a edificação já tiver sido criada deve-se:
- Acessar a janela Edificação;
 - Clicar no comando Editar propriedades;
 

- No diálogo Propriedades da edificação selecionar a aba Projetos;
 - Selecionar a linha Tipos de Apartamento e clicar no botão ... que será apresentado a direita;
 - No diálogo Tipos de Apartamento cadastrar todos os tipos desejados;
 - Para adicionar novas áreas deve-se clicar no botão +;
 - Clicar em OK nos dois diálogos.
 

Configurando a Entrada de serviço
Para que seja possível informar as aplicações Apartamento, Condomínio e Especial nos QD's é necessário que a Entrada de serviço esteja configurada como Edificação de uso coletivo. Para isso deve-se:
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela do Gerenciador selecionar o AL1, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades;
 

- No diálogo Propriedades dos elementos selecionar o Tipo de instalação - Edificação de uso coletivo;
 - Clicar em OK;
 

Configurando o Quadro de distribuição
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela do Gerenciador selecionar o QD desejado, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades;
 

- No diálogo Propriedades dos elementos selecionar a Aplicação Tipo - Apartamento;
 
Observação: Para que seja possível selecionar a Aplicação nos QD's é necessário que os quadros de distribuição estejam associados a um quadro de medição. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico.
- Selecionar a linha Apartamento e clicar no botão ... que será apresentado a direita;
 - No diálogo Tipos de Apartamento selecionar a área desejada entre as cadastradas anteriormente;
 - Clicar em OK nos dois diálogos;
 

- Repetir este procedimento em todos os QD's necessários.