Adicionando e personalizando o Quadro de cargas
Na etapa de detalhamento de um projeto elétrico, é necessário especificar minuciosamente vários parâmetros construtivos e elétricos da instalação, de modo a tornar clara a compreensão do projeto e facilitar sua execução.
O elemento Quadro de cargas é um elemento gráfico especial, que funciona como uma planilha de dimensionamento dos circuitos na qual são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento efetuado no programa, como: seção, corrente, disjuntor, FCT (Fator de Correção de Temperatura), FCA (Fator de Correção de Agrupamento), dados dos comandos, Status, entre outras.
Adicionando o Quadro de Cargas na plantaPara adicionar um quadro de cargas no projeto deve-se:
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e selecionar Quadro de cargas;
 

- Clicar em um ponto no croqui para adicionar o quadro de cargas.
 

Observação: Se as informações do quadro de cargas não forem exibidas recomendamos a leitura do artigo Quadro de cargas incluído em branco
Para gerar o relatório do quadro de cargas de um quadro específico deve-se:
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito do mouse sobre o quadro desejado e selecionar Gerar relatórios - Quadro de cargas:
 


Também é possível gerar um Quadro de cargas geral, que apresentará as principais informações relacionadas ao dimensionamento dos quadros. Para gerá-lo deve-se:
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - Na janela Gerenciador, clicar sobre o comando Opções - Gerar relatórios - Quadro de cargas geral:
 


Conforme citado anteriormente o quadro de cargas funciona como uma planilha de dimensionamento dos circuitos na qual são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento efetuado no programa, como: seção, corrente, disjuntor, FCT (Fator de Correção de Temperatura), FCA (Fator de Correção de Agrupamento), Status, dados dos comandos, entre outras que, em algumas situações, são desnecessárias na apresentação final do projeto. Para personalizar a geração do quadro de cargas deve-se:
- Acessar o menu Arquivo – Configurações;
 - No diálogo Configurações, selecionar a aba Fiação;
 - Selecionar Preferências – Diagramas;
 - Em Quadro de cargas selecionar as Colunas e Linhas que deverão ser exibidas;
- Colunas: permite escolher quais colunas estarão visíveis no desenho dos quadros de cargas.
 - Linhas: permite escolher se as linhas referentes aos comandos (define se serão incluídas, abaixo dos circuitos correspondentes, as linhas referentes aos dados de dimensionamento de cada comando do circuito) e aos totais (define se será incluída uma linha adicional ao final do quadro com os totais para as colunas de potência e corrente, se estiverem visíveis) estarão visíveis no desenho dos quadros de cargas.
 
 - Clicar em OK.
 

A seguir traremos uma legenda com a descrição das informações das colunas do quadro de cargas.
- 
Descrição: Identificação do circuito.
 - 
Esquema: Indica o esquema de alimentação do circuito.
 - 
Método de instalação: Define o método de instalação adotado.
 - 
Tensão (V): Tensão configurada para o circuito.
 - 
Pontos: Quantidade de pontos do circuito, separados em iluminação e força.
 - 
Potência total instalada (VA): Potência aparente total do circuito.
 - 
Potência total instalada (W): Potência ativa total do circuito.
 - 
Fases (R, S, T): Indica a fase de alimentação do circuito.
 - 
Potência instalada (fase R) (W): Potência ativa da fase R.
 - 
Potência instalada (fase S) (W): Potência ativa da fase S.
 - 
Potência instalada (fase T) (W): Potência ativa da fase T.
 - 
Corrente (In -fase R) (A): Corrente elétrica na fase R.
 - 
Corrente (In -fase S) (A): Corrente elétrica na fase S.
 - 
Corrente (In -fase T) (A): Corrente elétrica na fase T.
 - 
Fator de potência (FP): Relação entre potência ativa e aparente do circuito.
 - 
Fator de temperatura (FCT): Fator de correção aplicado em função da temperatura ambiente.
 - 
Fator de correção por agrupamento (FCA): Fator de correção aplicado devido ao agrupamento de circuitos.
 - 
Corrente corrigida (In’): Corrente corrigida pelos fatores de correção aplicados.
 - 
Corrente total de projeto (Ip): Corrente de dimensionamento do circuito.
 - 
Seção nominal (mm²): Seção transversal dos condutores dimensionados.
 - 
Corrente máxima (Ic) (A): Corrente máxima suportada pelo condutor.
 - 
Corrente de curto-circuito (Icc) (kA): Corrente presumida em condição de curto-circuito.
 - 
Corrente no disjuntor (A): Corrente nominal do disjuntor dimensionado.
 
A corrente de projeto (In) é calculada considerando apenas a potência instalada dos pontos existentes na maior derivação do disjuntor. É o valor utilizado na determinação da corrente corrigida (In'), utilizada no dimensionamento da fiação.
A corrente de projeto total (Ip) é calculada considerando toda a potência instalada na mesma fase de um circuito. A corrente de projeto total (Ip) é o valor utilizado no dimensionamento da proteção.
Mais detalhes sobre este tema pode ser encontrado em: Como é calculada a corrente de projeto?