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O Banco de dados foi atualizado em diferentes arquivos. Temos como unificar?
Um dos pilares fundamentais da metodologia BIM é a colaboração entre equipes. Por isso, torna-se cada vez mais comum encontrar atividades sendo realizadas por múltiplos profissionais, muitas vezes atuando de forma simultânea em tarefas semelhantes.
Um exemplo típico é o de um escritório ou departamento de engenharia, onde vários orçamentistas trabalham paralelamente em projetos distintos, desenvolvendo orçamentos para diferentes empreendimentos.
É comum que essas entidades mantenham sua própria tabela referencial de custos, acessível a todos os projetistas, garantindo que utilizem uma fonte unificada de informações. Porém, quando há mais de um projetista atuando simultaneamente em diferentes estações de trabalho, é natural que essa base seja constantemente atualizada. O esquema a seguir ilustra este exemplo
No AltoQi Visus, as atualizações realizadas nas composições de diferentes arquivos de projeto de orçamento não são sincronizadas automaticamente em tempo real.
Por esse motivo, quando se deseja que dois ou mais arquivos compartilhem a mesma base de dados atualizada, é necessário seguir um procedimento específico, que será detalhado a seguir.
Para ilustrar esse processo, vamos utilizar um exemplo hipotético de um escritório de gestão de custos que utiliza o AltoQi Visus Cost Management para desenvolver seus orçamentos.
Contexto:
O Escritório de Gestão de Custos mantém uma tabela de referência de custos própria, contendo insumos e composições baseados em seus dados internos. Esse banco de dados foi compartilhado com dois orçamentistas, cada um atuando em projetos diferentes.
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Orçamentista A: realizou atualizações no banco de dados dentro do seu projeto.
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Orçamentista B: deseja utilizar essas atualizações no seu próprio projeto.
🔁 Objetivo
Permitir que o Orçamentista B incorpore as atualizações feitas pelo Orçamentista A em seu projeto, garantindo que ambos trabalhem com a mesma base de dados atualizada.
✅ Passo a Passo: Como o Orçamentista B deve proceder
1. Limpeza da Base Antiga
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Abrir seu projeto de orçamento.
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Apagar a tabela referencial de custos (que está desatualizada).
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Salvar e fechar o projeto.
2. Solicitar o Arquivo Atualizado
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Pedir ao Orçamentista A que disponibilize o arquivo do projeto que contém o banco de dados atualizado.
3. Importar e Mesclar o Banco de Dados
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Abrir o arquivo recebido do Orçamentista A com a opção de mesclagem de banco de dados habilitada.
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O software irá mesclar o banco de dados atualizado no sistema local do Orçamentista B.
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Salvar e fechar o programa.
4. Reabrir o Projeto Próprio com a Mesclagem Ativa
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Abrir novamente seu próprio projeto (aquele com o banco removido anteriormente), com a opção de mesclagem de banco de dados habilitada.
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O software irá agora carregar o banco de dados atualizado na estrutura do projeto do Orçamentista B.
Atenção:
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Sempre mantenha cópias de segurança atualizadas antes de realizar qualquer procedimento dessa natureza. Isso é fundamental para evitar a perda de dados em caso de ações equivocadas ou imprevistos durante o processo.
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No exemplo apresentado, consideramos que as atualizações foram feitas apenas em um dos arquivos.
Caso tenham ocorrido alterações distintas nos bancos de dados de ambos os arquivos, o procedimento descrito resultará na manutenção das atualizações de apenas um deles, e as demais poderão ser sobrescritas ou perdidas.
Dica:
Para evitar atualizações demasiadas, uma dica valiosa e criar um arquivo template que servirá de base, onde todas as atualizações em banco de dados podem ser centralizadas, ou seja, qualquer atualização necessária deverá ser realizada no banco de dados deste arquivo. E este será a fonte segura para os usuários. Se utilizarmos o exemplo da imagem no início deste artigo, as atualizações ocorrem como indicado.