Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como utilizar solução AltoQi Visus Tracking

O AltoQi Visus Tracking simplifica o processo de medição dos serviços executados em obra. Com a solução, é possível criar medições dos serviços, que são vinculadas ao modelo 3D, e podem ser quantitativas ou em porcentagem.

Neste artigo, apresentamos como utilizar o AltoQi Visus Tracking para realizar medições de serviços em obra, explorando os diferentes métodos disponíveis e o vínculo com o modelo 3D para maior precisão e controle.

Conhecendo a interface AltoQi Visus Tracking

Como realizar uma medição das atividades em execução

Como criar uma medição automaticamente pelo modelo 3D

Como visualizar as medições do empreendimento

Manipulação do modelo 3D


Conhecendo a interface AltoQi Visus Tracking

Resumidamente, a ferramenta de cotações possui uma interface organizada em cinco ambientes:

  1. Guias de navegação, que permitem alternar entre os ambientes “Medir” e “Medições”.
    No ambiente Medir, são realizadas as anotações, enquanto em Medições são listados os registros já efetuados.
  2. Menu principal, que possibilita a navegação entre as soluções AltoQi Visus. Ao expandi-lo, são exibidos os atalhos para as soluções disponíveis ao usuário.
  3. Ambiente de visualização 3D, onde é exibido o modelo do empreendimento, juntamente com suas ferramentas de manipulação.
  4. Seletor de empreendimentos, que permite alternar entre os empreendimentos gerenciados pelo usuário na solução.
  5. Lista de serviços do empreendimento, onde são apresentados os serviços disponíveis para medição.
1-Mar-21-2024-01-30-04-8275-PM


Observação: as informações do empreendimento (modelo e lista de serviços) são obtidas a partir da publicação de um projeto de orçamento desenvolvido no AltoQi Visus Cost Management. Para saber como realizar a publicação do projeto, recomendamos a leitura do artigo: Como publicar um projeto de orçamento a um empreendimento da plataforma AltoQi Visus. 

 

Caso o empreendimento ainda não contenha nenhum projeto publicado, estas informações não estarão acessíveis. Verifique o exemplo da imagem a seguir;

 
2-Mar-21-2024-01-30-19-3194-PM
 

 

 

Como realizar uma medição das atividades em execução

O processo de medição é ágil e intuitivo. Após a publicação do projeto de orçamento, a lista de serviços do empreendimento passa a ser exibida na solução, conforme apresentado anteriormente.

Para iniciar a medição, o usuário deve selecionar os itens a serem medidos, informando as quantidades executadas. Nesse momento, é possível:

  • Marcar itens individualmente
  • Selecionar um nó da EAP, incluindo automaticamente todos os itens vinculados a ele
  • Marcar toda a lista de serviços, quando necessário
8-Nov-12-2024-01-53-37-2267-PM
 
 

Observação: sempre que um item da lista estiver vinculado a um objeto no modelo, conforme vamos marcando os itens da lista, os objetos correspondentes serão destacados no modelo. 

 

Ao selecionar os itens que serão medidos, o botão “Criar medição” será habilitado. Para iniciar o processo, siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Criar medição”
  2. Preencha os dados solicitados
  3. Confirme a ação clicando novamente em “Criar medição”

4-Mar-21-2024-01-30-57-0477-PM
 

Ao iniciar o processo, será aberta a página de registro da medição. Note que apenas os itens selecionados no início estarão disponíveis para medição.

Para prosseguir, siga os passos abaixo:

  1. Selecione o método de medição, que pode ser:

    • Quantidade
    • Porcentagem
    • 3D (automático)

     

  1. Informe os dados medidos para cada item.
  2. Clique em “Finalizar medição” para registrar.

 

A medição em 3D (automática) será detalhada em um tópico específico na sequência deste artigo.

 

10-Nov-12-2024-01-55-43-4801-PM

Além das informações de medição, podemos adicionar imagens, que representam os dados daquela medição, por exemplo, registros fotográficos da execução dos serviços.

1-Nov-12-2024-12-32-55-2731-PM

Como criar uma medição automaticamente pelo modelo 3D

Neste formato de medição, o sistema aplica automaticamente ao serviço a quantidade correspondente ao objeto selecionado. Ou seja, a medição é realizada com base na quantidade desse serviço presente no elemento escolhido no modelo.

Observe o exemplo a seguir:

1 - Criamos uma medição para um serviço do projeto modelo e selecionamos o método “3D (automático)” — neste caso, a concretagem das lajes do pavimento superior.

2 - Ao utilizar esse método, o sistema passa a disponibilizar o botão “Medir”, substituindo o campo de preenchimento manual de quantidade ou porcentagem.
4-Nov-12-2024-01-15-38-9644-PM
3 - Ao clicar em “Medir”, o usuário é direcionado para a seleção dos objetos no modelo. Confirme a ação para prosseguir.


5-Nov-12-2024-01-18-52-4436-PM
4 - Em seguida, selecione no modelo os objetos que deseja medir e clique em “Confirmar”. O sistema realizará automaticamente a leitura da quantidade do serviço com base nos elementos selecionados.

6-Nov-12-2024-01-21-39-5319-PM
5 - Observe que, desta forma, já será apresentada a quantidade medida, em função dos objetos selecionados no modelo.

7-Nov-12-2024-01-30-33-8134-PM 

Note que, ao final da linha do serviço medido, é apresentado um comando de edição. Se houver algum equívoco na seleção do elemento no modelo, o usuário poderá refazer a seleção clicando neste comando.  

6 - Para confirmar a criação desta medição, basta clicar em Finalizar medição.

Este formato de medição possibilita ao usuário aplicar 100% do serviço ao objeto selecionado. 

Como visualizar as medições do empreendimento

Ao término do processo, você será direcionado automaticamente para a guia de Medições. Esta página é organizada em duas abas. A aba Lista de medições e a aba de Tabela de medições. 

Lista de medições

Na aba Lista de medições, serão exibidas todas as medições já realizadas para o empreendimento. Neste ambiente, você pode verificar os detalhes de cada uma delas. 

6-2

Ao verificar os detalhes, será possível ainda:

  1. Excluir a medição, por meio do botão representado pelo ícone de lixeira.
  2. Gerar um relatório da medição em formato .xlsx, utilizando o botão representado pelo ícone de prancheta.
    (Caso existam imagens registradas, elas também serão incluídas no relatório.)
  3. Inserir imagens na medição, por meio do botão representado pelo ícone de câmera.
  4. Definir o status da medição, conforme necessário.
  5. Editar os valores da medição, por meio da opção “Editar medição”.
  6. Criar um checklist para a medição, permitindo o acompanhamento e a validação dos itens relacionados.
 
 
 

No checklist, o usuário pode:

  1. Adicionar itens de checagem por meio do comando “Adicionar item”.
  2. Inserir um template de checklist previamente salvo, agilizando a criação de novos checklists.
  3. Para cada item criado, é possível:
    • Editar a descrição com um duplo clique sobre o texto
    • Adicionar observações
    • Registrar imagens
    • Definir o peso do item
    • Excluir o item, se necessário
  4. Ao final, o checklist pode ser salvo como template para reutilização em outras medições, utilizando o botão “Salvar checklist como template”.
  5. Também é possível anexar links e arquivos ao checklist.




 

 

Tabela de medições

A aba de Tabela de Medição oferece uma visão abrangente das informações relacionadas aos itens/grupos a serem mensurados, incluindo quantidades e custos, permitindo que os usuários realizem análises e acompanhem as suas respectivas medições. Além disso, é possível gerar um relatório contendo todas as informações contidas na tabela, facilitando ainda mais a visualização e o compartilhamento dos dados relevantes.
8-1


Manipulação do modelo 3D

O visualizador de modelos da solução possui algumas ferramentas para auxiliar o gestor a manipular o modelo.  A seguir estaremos descrevendo cada um deles:
1 - Centralizar modelo: centraliza o modelo na tela de visualização 3D.
9-1
2 - Corte: aplica um plano de corte ao modelo 3D.
10-1
3 - Ocultar elementos: com esta ferramenta ativa, podemos ocultar elementos do modelo clicando sobre eles.
11-1
4 - Selecionar elementos: permite realizar a seleção de um ou mais elementos do modelo.
12-1
 
5 - Vista em planta: com este comando é possível gerar uma vista em planta dos modelos e controlar o nível do plano de planta.
13-1
6 - Reiniciar: este comando reinicia a visualização do modelo.
14-1