Banco de dados

Como aplicar percentual de encargos sociais no banco de dados do AltoQi Visus Cost Management? 

No AltoQi Visus, podemos configurar percentuais de encargos sociais que incidem nos insumos de mão de obra das tabelas de referência de custos que estão em uso. Esta aplicação de um valor percentual pode se dar de diferentes maneiras. Neste artigo iremos demonstrar como acessar esta funcionalidade e como se comporta cada opção de configuração.


Configuração geral para uma tabela de custos

Primeiramente, acesse o banco de dados do programa através do menu principal, opção: Banco de dados:

1-Feb-05-2025-04-47-14-8810-PM

Na janela aberta, teremos acesso aos bancos de dados do programa e também as tabelas de referência de custo que estão sendo utilizados no projeto. 

O valor percentual de encargos sociais, poderá ser aplicados para cada tabela em uso, através da coluna, Encargos. 

Clicando neste campo, será aberta a janela para definição do percentual que se deseja aplicar para a modalidade mensalista e horista. 

7-Feb-05-2025-05-29-23-0114-PM

As bases públicas de referenciais de custo disponibilizadas pelo programa são importadas para o software com os encargos sociais já aplicados ao custo unitário de cada item. Por esta razão estão definidos como 0%. Dessa forma, quaisquer valores inseridos pelos usuários nesses campos serão acrescidos ao encargo oficial da respectiva tabela.

Os valores definidos neste local serão aplicados igualmente para todos os insumos do tipo, mão de obra da tabela em questão.

Configuração personalizada por insumos

Em ocasiões onde o usuário deseja aplicar os encardo de formas diferenciadas para os insumos daquela tabela, é possível de se realizar, acessando o insumo no banco de dados. Para isso:

  • Acesse a aba, Insumos e localize o item desejado;
  • Clique no campo de definição de encargos, na coluna, Cálculo.

8-Feb-05-2025-06-35-14-1632-PM

Com isso, abre-se a janela de dados de cálculo daquele insumo. Nesta janela teremos a possibilidade de inserir o percentual de incidência do encargo social. Porém, antes disso, o programa questiona ao usuário qual das fontes deverá ser aplicada: 

Adotar % de encargos sociais da configuração geral do banco de dados (mensalista): ao marcar esta opção, o programa irá adotar o valor informado na configuração geral da tabela em que o insumo pertence, para a modalidade mensalista. Conforme mostramos no primeiro tópico deste artigo. 

Adotar % de encargos sociais da configuração geral do banco de dados (horista): ao marcar esta opção, o programa irá adotar o valor informado na configuração geral da tabela em que o insumo pertence, para a modalidade horista. Conforme mostramos no primeiro tópico deste artigo. 

Adotar % de encargos sociais personalizado: marcando esta opção, o programa ignora os valores definidos na configuração geral e aplicará o valor informado pelo usuário no campo, Encargos totais que passa a ficar editável. 

9-Feb-05-2025-06-30-40-0979-PM

As bases públicas de referenciais de custo disponibilizadas pelo programa são importadas para o software com os encargos sociais já aplicados ao custo unitário de cada item. Por esta razão estão definidos como 0%. Dessa forma, quaisquer valores inseridos pelos usuários nesses campos serão acrescidos ao encargo oficial da respectiva tabela.


Por fim, ainda nesta janela, é possível definir a aplicação de um valor percentual adicional para periculosidade ou insalubridade.

Para finalizar as configurações, podemos fechar a janela através do botão OK.