Modulação

Cinta intermediária no detalhamento das paredes em projetos de Alvenaria

 

A partir da atualização 2024-11, o usuário que possuir a versão assinatura poderá inserir as cintas intermediárias nas paredes e na altura que julgar necessário.

Para tanto, basta definir a altura da cinta e o programa irá representá-la de maneira automática na elevação das paredes, conferindo ainda mais versatilidade, produtividade e qualidade nos projetos entregues pelos nossos projetistas.

Na configuração padrão do programa, é possível configurar o tipo de bloco que será utilizado na cinta intermediária. O usuário poderá configurar o mesmo tipo de bloco para todas as paredes  do projeto, habilitando nas configurações em "Arquivo - Configurações - Aba Alvenaria - Elevação":

Ainda, nas configurações em "Arquivo - Configurações - Aba Alvenaria - Armaduras" é possível determinar o diâmetro e quantidade de barras da armadura a ser inserida na cinta intermediária:

Observação: Assim como a contraverga, a cinta intermediária é um elemento construtivo e seu dimensionamento não é verificado pelo Eberick. As armaduras adotadas são definidas através das configurações.

Para habilitar o uso da cinta intermediária em uma determinada parede, é necessário selecionar a parede desejada e acessar suas propriedades. Nas propriedades é possível configurar a inserção da cinta intermediária, além de poder optar pela escolha da altura, tipo de bloco ou armadura. Vale ressaltar que a amarração da cinta neste detalhamento sempre será indireta.

É possível também habilitar a inserção de cinta intermediária para mais de uma parede simultaneamente. Para isso, basta selecionar as paredes desejadas e alterar a configuração da propriedade, conforme a imagem abaixo.

Assim, seguindo os procedimentos descritos neste artigo, o usuário poderá inserir cintas intermediárias nas paredes, o que resulta em um detalhamento mais abrangente e uma maior versatilidade nos projetos.