Propriedades BIM dos modelos 3D

Propriedades geométricas calculadas a partir do modelo 3D

O conceito de trabalho do AltoQi Visus Cost Management, baseia-se na utilização das informações contidas nas propriedades dos objetos modelados. É com base em filtros destas propriedades que o software lança os quantitativos na lista, bem como realiza diversas outras ações como, por exemplo, a descrição dos itens. Portanto, quanto mais informações tivermos a disposição maior serão as possibilidades de personalização desta quantificação. Aqui sugerimos a leitura do artigo: Qualidade das informações do modelo IFC

Por fatores diversos, sabemos que nem sempre os modelos trazem informações suficientes para atender as necessidades do orçamentista. Pensando nisso, o AltoQi Visus calcula e fornece além das informações modeladas, diversos outros dados geométricos que podem ser utilizados de forma direta, ou ainda para construção de equações. 

Um ponto muito importante aqui é entender a origem de cada uma destes dados de modo, que utilizemos a informação correta. Para isso, abaixo vamos exemplificar algumas informações importantes. 

As Informações geométricas calculadas pelo AltoQi Visus podem ser acessadas através da aba guia Metadados.

0
Serão exibidas as informações do elemento selecionado. Movimente o Scroll do mouse até a parte final desta página, onde podemos encontrar o grupo de propriedades: Geometria (calculada pelo QiVisus).

Neste grupo teremos a disponibilidade de diversos dados geométricos do elemento. Note que algumas destas propriedades contém um comando de visualização. Uma das premissas do AltoQi Visus é a rastreabilidade, ou seja, entender a origem das informações.  Visando facilitar o entendimento dos usuários para as medidas obtidas a partir da geometria 3D. Ao clicar sobre a informação calculada e no botão (), o software passa a exibir no 3D uma representação gráfica da origem desta informação. Conforme ilustramos na imagem a seguir.

1-Jun-24-2024-07-39-44-9393-PM
Área da projeção superior  traz a projeção da peça considerando a sua inclinação quando houver, ou seja, considera a sua inclinação, quando for o caso de peças inclinadas como uma escada.

 
2-Jun-24-2024-07-43-32-0318-PM
 
Para este mesmo caso, optando pela  Área de projeção vertical sem inclinação , teremos a área do elemento em um plano horizontal: 
 
3-Jun-24-2024-07-47-17-8042-PM 
Altura da projeção vertical sem inclinação  considera-se a altura da peça sem considerar a sua inclinação, quando for o caso. 

4-Jun-24-2024-07-55-51-1911-PM
Em comprimento da projeção vertical sem inclinação  considera-se o comprimento da peça sem considerar a sua inclinação, quando for o caso. 
5-Jun-24-2024-08-00-53-4260-PM
 
A propriedade  Comprimento da caixa delimitadora,  por sua vez, considera a inclinação da peça, caso houver.
 
6-Jun-24-2024-08-03-16-9287-PM 
Ainda, é possível visualizar várias cotas ao mesmo tempo, conforme seleção. Selecionando mais de um elemento simultaneamente, as informações serão apresentadas em todos.
 
7-Jun-24-2024-08-05-51-0535-PM 
O comprimento da base vista lateral (1/6), é o comprimento do elemento descontando obtida de uma medida horizontal a uma altura de 1/6 do da altura total do elemento. Esta informação é muito útil para quantificar rodapés, ou qualquer situação que precisamos descontar vão de portas, por exemplo.  
8-Jun-24-2024-08-13-12-0623-PM
Aliada  com a utilização de fórmulas, podemos ter uma infinidade de outras medidas automaticamente, conforme demonstrado no artigo Como editar, ou criar novas propriedades BIM?
Na figura abaixo apresentamos, um exemplo de área de forma considerando apenas a parte mais baixa da sapata.
 
 
Outro exemplo possível é obter a área de topo das paredes. que pode ser necessário em determinadas quantificações, ou então para compor fórmulas.