Condutos

Como editar os lançamentos de condutos multi curva no AltoQi Builder?

O recurso para lançamento e dimensionamento de redes em polietileno reticulado (PEX) no AltoQi Builder foi criado para auxiliar os projetistas na elaboração de sistemas mais eficientes e seguros. Este recurso contempla o lançamento de Distribuidores PEX nos módulos Hidráulico e Gás, lançamento de condutos mono e multicamada com propriedades de curvatura nos módulos Hidráulico, Gás, Fiação, SPDA e Climatização, além de cálculo específico de perdas de carga nos módulos Hidráulico e de Gás seguindo as recomendações de fabricantes.

Em decorrência deste recurso e de suas especificações, criou-se esta série de artigos que apresentam os procedimentos para o lançamento e o dimensionamento desta rede na plataforma AltoQi Builder:

  1. Como lançar os distribuidores PEX nos módulos Hidráulico e Gás do AltoQi Builder?  
  2. Como lançar tubulações em PEX nos módulos Hidráulico e Gás no AltoQi Builder?
  3. Como editar os lançamentos de condutos multi curva no AltoQi Builder? - (Presente artigo)
  4. Indicação - Comprimento de trecho muito pequeno ou raio muito elevado para criação de curvatura
  5. Como são calculadas as perdas de cargas em condutos PEX na disciplina Hidráulico do AltoQi Builder?



Observação: Os recursos de sistemas PEX estão disponíveis a partir da atualização  2022-11  do AltoQi Builder. Para ficar por dentro das atualizações do programa acesse o botão  Ajuda    na barra de acesso rápido do programa, selecione a opção  Conteúdo , que será redirecionado para a página de ajuda do programa. Para realizar o download da atualização mais recente acesso  www.altoqi.com.br/downloads.
 

Editando o lançamento de condutos multi curva

Os condutos  multi curva  lançados nos croquis de projetos, possuem propriedades específicas que visam facilitar a edição do seu traçado. 

  • Acesse a janela Propriedades através da aba  Elementos,  grupo  Acessar , comando  Propriedades  ;
  • Clique sobre um conduto lançado em seu croqui; 

Note que nas propriedades do conduto, no grupo Conduto, serão apresentados os  Pontos intermediários.  Os pontos intermediários são pontos onde há mudança de direção do conduto flexível entre o ponto inicial e final de sua extensão. Eles são numerados seguindo o sentido do fluxo do conduto.

Cada ponto intermediário possui as propriedades:

  • X, Y e Z:  corresponde as coordenadas do ponto em relação a origem do projeto, em cm. 
  • Raio:  define o valor do raio da curvatura do ponto intermediário, em cm.
Observação: Estas propriedades só estarão disponíveis no conduto, se ele for lançado com o comando  Conduto multi curva habilitado. Para mais informações acompanhe a leitura do artigo Como lançar tubulações em PEX nos módulos Hidráulico e Gás no AltoQi Builder? .

Por vezes, pode ser necessário editar o raio para suavizar a curva, para melhorar sua representação frente a como a rede será implantada na obra ou mesmo para reduzir a perda de carga ao longo do conduto. 
  • Para editar o raio da curvatura, basta alterar o valor no campo  Raio  do respectivo ponto intermediário, conforme exemplificado na animação abaixo:



Por padrão, ao realizar o lançamento dos condutos multi curva, o programa adota o raio de curvatura mínimo recomendado pelos fabricantes em relação a suas propriedades físicas. O raio mínimo varia de acordo com o diâmetro do conduto, sendo:

  • Diâmetro de 16 mm, tem raio mínimo de 7,2 cm;
  • Diâmetro de 20 mm, tem raio mínimo de 9,0 cm;
  • Diâmetro de 25 mm, tem raio mínimo de 11,25cm;
  • Diâmetro de 32 mm, tem raio mínimo de 14,4 cm.

Quando um valor menor que o mínimo for inserido no campo  Raio , uma mensagem de erro será apresentada indicando que o valor deve estar entre o valor mínimo e 1000 cm. Nestes casos, basta clicar em  OK , e inserir outro valor no campo. 

Não é possível  inserir  ou  excluir  Pontos intermediários depois de finalizado o lançamento do conduto multi curva, portanto se este seja o caso, deve-se lançar novamente o conduto com a quantidade de pontos intermediários desejados.

Desvios entre condutos

Na utilização de condutos flexíveis, como o PEX, é possível que haja cruzamento entre redes. Neste casos, o AltoQi Builder dispõe de dois comandos na aba Lançamento para fazer ajuste no desvio:  Desvio automático de condutos   Desvio de condutos  A utilização dos dois comandos é descrita no artigo  Criando desvio entre condutos flexíveis. 


Neste artigo foram apresentados as formas de editar e ajustar os condutos da rede em PEX nos projetos hidráulicos e de gás.