Condutos

Como lançar tubulações em PEX nos módulos Hidráulico e Gás no AltoQi Builder?

O recurso para lançamento e dimensionamento de redes em polietileno reticulado (PEX) no AltoQi Builder foi criado para auxiliar os projetistas na elaboração de sistemas mais eficientes e seguros. Este recurso contempla o lançamento de Distribuidores PEX nos módulos Hidráulico e Gás, lançamento de condutos mono e multicamada com propriedades de curvatura nos módulos Hidráulico, Gás, Fiação, SPDA e Climatização, além de cálculo específico de perdas de carga nos módulos Hidráulico e de Gás seguindo as recomendações de fabricantes.

Em decorrência deste recurso e de suas especificações, criou-se esta série de artigos que apresentam os procedimentos para o lançamento e o dimensionamento de redes em PEX na plataforma AltoQi Builder:

  1. Como lançar os distribuidores PEX nos módulos Hidráulico e Gás do AltoQi Builder? 
  2. Como lançar tubulações em PEX nos módulos Hidráulico, Gás e Climatização no AltoQi Builder? - (Presente artigo)
  3. Como editar os lançamentos de condutos multi curva no AltoQi Builder?
  4. Indicação - Comprimento de trecho muito pequeno ou raio muito elevado para criação de curvatura
  5. Mensagem: O conduto definido na guia Lançamento - grupo Conduto da rede não possui representação curva, portanto os pontos intermediários serão perdidos
  6. Como são calculadas as perdas de cargas em condutos PEX na disciplina Hidráulico do AltoQi Builder?


Observação:  Os recursos de sistemas PEX estão disponíveis a partir da atualização 2022-11 do AltoQi Builder. Para ficar por dentro das atualizações do programa acesse o botão Ajuda   na barra de acesso rápido do programa, selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa. Para realizar o download da atualização mais recente acesso www.altoqi.com.br/downloads.

Lançamento de condutos em PEX

Para o lançamento de condutos em PEX será tomado um exemplo da rede partindo de um distribuidor PEX já posicionado no ambiente, até o ponto de utilização de um lavatório em um banheiro, de modo a explorar as principais ferramentas do lançamento. 

O lançamento também será feito dentro de um detalhe isométrico por ter uma melhor visualização espacial do ambiente, da posição de distribuidores e de peças de utilização, porém é possível realizar o lançamento em planta ou em corte também. 

Observação: O lançamento de distribuidores PEX pode ser feito seguindo as instruções do artigo Como lançar os distribuidores PEX nos módulos Hidráulico e Gás do AltoQi Builder?. Para mais informações sobre a inserção de detalhes isométricos no croqui, consulte Criando um detalhe isométrico.



  • Abra o detalhe isométrico no croqui da disciplina em desenvolvimento.
    • Para este exemplo, o detalhe isométrico hidráulico.
  • Acesse a aba Lançamento;
  • Caso o seu lançamento seja num croqui Hidráulico, acesse a opção Rede e selecione a rede em, Água fria ou Água quente;
    • Neste exemplo, será exemplificado o lançamento da rede de água fria.
Observação: Não é possível lançar o distribuidor pela rede Alimentação.

  • Em Plano, mantenha a opção Plano XY;
  • Em Ângulo de rotação, ajuste ao ângulo do detalhe isométrico de modo a facilitar a visualização do ambiente;
  • No grupo Conduto, verifique se o comando Conduto multicurva mceclip0.png está habilitado.

O comando Conduto multicurva é de uso exclusivo para lançamento de tubos flexíveis com pontos intermediários. Quando ativado, os condutos flexíveis contarão com propriedades de posição e raio em cada um de seus pontos intermediários, informações essenciais para o cálculo de perda de cargas em projetos Hidráulicos e de Gás. Quando desativado, os condutos não reconheceram estas informações.


  • Em Conduto, acesse a opção Classe > PEX, escolha se o tubo será monocamada ou multicamada e escolha o diâmetro do conduto a ser lançado;
    • Neste exemplo, para lançamento da rede de água fria, será adotado o tubo monocamada com diâmetro de 20 mm.


  • Clique sobre o comando Conduto mceclip13.png;
  • Verifique se o comando Ortogonal mceclip3.pngestá habilitado ou desabilitado;
    • Neste exemplo, optou-se por desabilitar o comando Ortogonal.

Como o PEX é um conduto flexível, ao deixar o comando desabilitado se permite realizar caminhamentos de forma livre, ficando a critério do projetista habilitar o Ortogonal ou não.

  • Na barra de comando, será solicitado a posição inicial do tubo. Clique sobre uma das saídas do Distribuidor PEX desejado, destacadas com um círculo em cada extremidade da peça;


  • Uma mensagem solicitando para alterar a ordenada será emitida. Clique em Sim;


Uma das formas de realizar o lançamento vertical dentro de detalhes isométricos é com a ferramenta Ponto deslocado. Essa ferramenta será empregada a seguir para descer o conduto até o nível do cobrimento do piso.

  • Na barra de comandos, habilite a ferramenta de captura Ponto deslocado ;
  • Clique sobre o mesmo ponto inicial do conduto, neste caso, na mesma saída do Distribuidor PEX; 
  • Será solicitado a posição da ordenada em que deverá ser inserido o segundo ponto do conduto. Insira o valor da ordenada desejada e pressione Enter;
    • Neste exemplo, o conduto ficará a 3 cm abaixo do nível do pavimento, portanto o valor da ordenada será -3.
Observação: Para mais informações sobre o uso da ferramenta Ponto deslocado, consulte os artigos Utilizando as ferramentas de captura e Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos.



  • Desabilite a ferramenta de captura Ponto deslocado mceclip10.png;
  • Realize o traçado da rede no plano XY, onde deve-se fazer mudanças de direção até chegar na posição em que a tubulação deve subir ao ponto de utilização. O traçado da rede neste momento, pode ser feito clicando em pontos pelo croqui, inserindo medidas ou digitando coordenadas na barra de comandos. 
    • No exemplo do lançamento até o lavatório, foi inserida apenas uma mudança de direção até o ponto de elevação do tubo, conforme imagem abaixo:


Outra maneira possível para fazer os lançamentos verticais dentro do detalhe, é inserindo coordenadas na barra de comandos, com o deslocamento em Z desejado.

  • Na barra de comando, digite as coordenadas X, Y e Z, no formado @X,Y,Z para indicar a posição da próxima extremidade do conduto em relação a extremidade atual; 
    • Neste exemplo, a extremidade atual está a 3 cm abaixo do piso e o ponto de utilização deve estar a 60 cm acima do piso, dessa forma a coordenada inserida é @0,0,63. 
Observação: Para mais informações sobre o lançamento em detalhe utilizando coordenadas, consulte os artigos Lançamento manual em detalhe isométrico definindo as coordenadas (X,Y,Z).

  • Tecle Enter para efetuar o lançamento; 
  • Tecle Enter novamente para finalizar o lançamento desta tubulação;


O lançamento da tubulação foi finalizado.
Os mesmos procedimentos descritos até aqui podem ser repetidos para lançar as tubulações PEX, da rede de água fria, quente ou de gás, dos distribuidores até os pontos de utilização. 
    • Neste exemplo, foram utilizados os mesmos procedimentos para lançar as tubulações de água fria do chuveiro e do vaso sanitário, e as tubulações de água quente do lavatório e chuveiro. O resultado desta etapa é indicado na imagem abaixo:


Observação: Se após finalizado o lançamento, um triângulo amarelo com a mensagem "Comprimento de trecho muito pequeno ou raio muito elevado para criação de curvatura" for exibido em algum dos pontos intermediários, consulte este artigo para entender seu significado Indicação - Comprimento de trecho muito pequeno ou raio muito elevado para criação de curvatura.

Após o lançamento das tubulações, pode ser necessário realizar a troca da rede, por exemplo da rede de Alimentação para a rede de Água Fria. Neste caso, acompanhe primeiro o artigo Mensagem: O conduto definido na guia Lançamento - grupo Conduto da rede não possui representação curva, portanto os pontos intermediários serão perdidos.


Lançamento das peças de utilização

Após lançar os tubos, as peças podem ser lançadas utilizando os comandos da aba Lançamentos. Assim siga o procedimento abaixo para posicionar as peças.

  • Acesse a aba Lançamento - Peça de utilização para projetos hidráulicos, ou Lançamento - Peça de gás para projetos de gás;
  • Clique no ponto do lançamento onde a peça deverá ser inserida;
  • Na janela Peça selecione a peça que deseja utilizar;
  • Clique na tecla F11 para alternar entre os planos de trabalho e posicionar corretamente a simbologia;
  • Clique no local onde a indicação da peça deverá ser inserida;
  • Tecle Esc para finalizar o comando. 

O procedimento de lançamento das peças também é utilizado para o lançamento de registros, curvas de transposição, aquecedor de passagem, entre outras peças.

Para finalizar o lançamento de uma rede em PEX, pode ser necessário realizar ajustes nas tubulações como desvios e edição da curvatura dos condutos. Para estes ajustes, prossiga acompanhando o artigo Como editar os lançamentos de condutos multi curva no AltoQi Builder?

Neste artigo, foi possível acompanhar os procedimentos para lançamento de tubulações PEX em redes hidráulicas e de gás.