Sprinklers

Como alterar o critério da densidade de projeto dos sprinklers no módulo Incêndio do AltoQi Builder?

Na plataforma AltoQi Builder o critério de densidade é utilizado para estimar a vazão dos sprinklers no projeto. É possível alterar o critério de densidade e inserir o valor desejado nas propriedades do projeto de Sprinklers, dependendo dos enquadramentos normativos a ser considerado em cada projeto.

  • Para isso, com o projeto de Sprinklers aberto, acesse as propriedades da edificação conforme mostra o artigo Como acessar as propriedades da edificação?
  • Na aba Projetos, busque pelas propriedades de Sprinklers.
  • Em Critério de densidade, escolha entre as opções Automático ou Manual.


Critério de densidade: Automático

Neste critério, o programa calcula automaticamente o valor de densidade do projeto e apresenta-o no campo Densidade do projeto (l/min/m²), conforme as curvas de cada risco da edificação e a área de operação, dispostas na Figura 42 da NBR 10897/2020. Estas curvas são aplicáveis em projetos cujo teto não ultrapassem a altura de 6,10 metros, segundo a mesma norma. 



Critério de densidade: Manual

Neste critério, o programa permite que o usuário insira o valor desejado no campo Densidade do projeto (l/min/m²). Esta opção pode ser útil para aplicação das Tabelas 24 e 25 da NBR 10897/2020, que trazem consigo, recomendações de valores de densidade cujo teto tenha altura de 6,10 até 18 metros.


 

A opção de alternar o critério de densidade também fica disponível nas propriedades da área de operação, sendo possível acessar a partir da guia Elementos, grupo Acessar e comando Propriedades  e clicando sobre a área de operação no croqui.

Com este artigo, foi possível conhecer os procedimentos para alteração dos critérios de densidade do projeto para a rede de Sprinklers, no módulo Incêndio do AltoQi Builder.