Gestão de arquivos

Status dos arquivos - ISO 19650

Com objetivo de atender a ISO 19650, possibilitando os gestores de projetos controlar e validar as atualizações de arquivos de uma obra, no AltoQi Visus Collab é possível definir um Status para os arquivos. Por default,  alguns status já estão configurados. Sendo eles: 

Status previstos na ABNT NBR ISO 19650:

  • Trabalho em andamento: a informação é apresentada no arquivo quando o projeto estiver em desenvolvimento;
  • Compartilhado: a informação é apresentada no arquivo quando este estiver em aprovação para o compartilhamento com outras equipes e para a entrega;
  • Publicado: a informação é utilizada para uso em um projeto mais detalhado, para gerenciamento ou para construção;
  • Arquivado: uma vez que a informação for processada e não seja mais necessário a sua utilização, é definido o status para apenas ficar guardado na plataforma.

Além destes ainda existem alguns status adicionais internos da plataforma: 

  • Sem status: a informação demonstra que o arquivo não possui nenhum status definido, porém só é liberado para utilização após alteração de status;
  • Novo: a informação é apresentada no arquivo quando este for novo, recém inserido;
  • Liberado: a informação é apresentada no arquivo quando ocorre a mudança de status de um arquivo bloqueado ou restringido, ficando ativo;
  • Com bloqueio: informação é apresentada no arquivo quando um administrador, ou colaborador com permissões totais bloqueia o arquivo por algum motivo;
  • Com restrição: informação é apresentada no arquivo quando um administrador, ou colaborador com permissões totais bloqueia o arquivo é restringido para determinadas ações.
Observação: Importante ressaltar que esse recurso está disponível nos níveis de serviço: Pequenos escritórios, Grandes escritórios e Governo e Instituição de Ensino.

Com esse recurso é possível atribuir aos arquivos status, seguindo a ISO 19650. Os status cadastrados por default não podem ser editados, visto que estes atendem as normativas vigentes e também procedimentos internos da plataforma. 

Contudo, o usuário poderá criar novos status para atender a sua demanda, e estes, sim, poderão ser editados. Assim, quando necessário utilizar um status para o gerenciamento dos modelos que difere dos status da ISO, será possível cadastrar e configurar para ser disponibilizado na listagem. Vale salientar que a associação é de forma manual, ficando de responsabilidade do usuário de manter o controle sobre os arquivos. 

Criando novos Status

Para configurar os Status de arquivos, siga os passos:

  • Acessar Administrar conta;

  • Clicar em Arquivos;
  • Posteriormente, clicar em Status;
  • Ao acessar esse recurso, o usuário tem acesso à lista completa de Status existentes cadastrados.
    Nos Status da ISO 19650, a única alteração permitida é a da coloração. Porém, o usuário poderá criar novos Status de acordo com a necessidade, e assim poder editar, desativar e excluir esses.


  1. Para criar um novo status, basta preencher os campos de: Código, Status, Descrição, e defina uma cor.
  2. Em seguida clique em Adicionar que ficará ativo após o preenchimento dos campos. 

Atribuindo status nos arquivos

Para atribuir um status de acompanhamento dos arquivos, siga os passos:

  • Ao abrir o AltoQi Visus Collab, acesse o módulo Empreendimentos;
  • Dentro das disciplinas, selecione um arquivo desejado;
  • Clicar em Editar status;

  1. Ao abrir a janela de Editar status, a interface a seguir será apresentada:


  1. Ao selecionar um Status, é necessário descrever uma justificativa do motivo de mudança do status, e ao final do processo clicar em Salvar para sair da janela. 
  2. Após esse processo o arquivo apresentará o Status da seguinte maneira:

Observação: É necessário salientar que a opção de Sem status apenas ficará liberado para utilização em caso de mudança de status, quando o status for alterado. E o status de Liberado, apenas ficará ativo após a alteração do status de um arquivo Com bloqueio e Com restrição.

Vale destacar que os status irão acompanhar os arquivos nos vários ambientes do AltoQi Visus Collab, onde os mesmos serão apresentados, como por exemplo: lista de obras, meus arquivos, eventos, etc.