Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Visus Cost Management
  3. Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management

Conheça a atualização 227 do AltoQi Visus

O AltoQi Visus conta com a disponibilização da sua nova versão (v227), desta forma, apresentamos, por meio deste artigo, resumidamente os novos recursos inseridos no software para auxiliar os projetistas na realização dos seus projetos.

 

Atualização do software

Caso você ainda não atualizou o seu software, acesso o artigo a seguir para realizar a atualização do mesmo:

 

Novos recursos

Abaixo são descritas as novas funcionalidades do AltoQi Visus - Versão 227, disponibilizada em 31/01/2022.

 

Memoriais BIM

No AltoQi Visus, é possível gerar vários relatórios diferenciados pelo seu conteúdo e função, dependendo do nível de detalhamento necessário, ou tipo de informações desejadas pelo orçamentista. Para otimizar o fluxo de trabalho, os relatórios são gerados automaticamente em planilhas eletrônicas .xlsx com templates editáveis. Os novos relatórios inseridos são:

  • Relatório de composições e insumos utilizados: É gerado um relatório com todas as composições e insumos que compõe o orçamento do projeto.
  • Relatório de extração detalhada de quantitativos BIM: É gerado um relatório com os quantitativos e suas informações, onde apresentam a origem dos objetos, obtidos nos projetos BIM inseridos (IFC's) no orçamento.
  • Relatório de registro dos objetos BIM: É gerado um relatório com a listagem e informações de todos os objetos BIM inseridos no projeto, obtidos por meio dos IFC's.
  • Relatório de registro dos modelos IFC: É gerado um relatório com a listagem e informações dos arquivos IFC's utilizados no orçamento, como versão do arquivo IFC (conhecida como Hash), autor, software. Através destas informações é possíveis verificar a autenticidade dos modelos.  

Esses relatórios são detalhados no artigo Quais relatórios podem ser gerados no AltoQi Visus?

 

Controle de edição de composições e insumos

Sempre que alguma modificação na base oficial de orçamento, o profissional deve justificar junto ao TCU o motivo alteração. Desta forma, foi inserido o conceito de controle das modificações, solicitando a justificava na alteração de algum item e também permitindo ver ou restaurar essas modificações.  Ainda, esse recurso conta com as seguintes ferramentas de controle:

  • Análise de pendências: Caso o projetista gere um relatório de composições e não inclua uma justificativa em um item modificado, o AltoQi Visus passa a emitir um alerta e abre uma janela filtrando todas as pendências, sendo essa, uma versão simplificada do banco de dados, mostrando apenas composições, insumos e os itens pendentes;
  • Novos filtros de pesquisa: Foram inseridos novos filtros de pesquisa no banco de dados, observados nas abas Composições e Insumos, onde esses podem ser filtrados por meio de Tabela, Ativo, e Justificativa;
  • Status da origem da composição: É padrão no orçamento definir a origem da composição/insumo, com isso, o AltoQi Visus passou a ter o campo de status (Adaptada, Equalizada e Original), onde as composições/insumos são avaliados e incluídos no relatório.

Para maiores informações sobre esses recursos, recomendamos a leitura dos artigos: Justificativas das alterações em composições e insumos e Verificações dos dados de um projeto

 

Verificações de projeto

  • Verificação dos objetos BIM sem quantitativo: Para o orçamentista é muito importante saber quais itens do modelo BIM não estão sendo quantificados e orçados. Dessa forma, a partir da versão 227 o AltoQi Visus passa a contar com a verificação dos elementos 3D sem quantitativos, exibindo uma lista com todos os elementos não quantificados, e permitindo a localização diretamente no modelo 3D destes elementos. Para melhor entendimento deste recurso, sugerimos a leitura do artigo Verificações dos dados d um projeto.
  • Janela de composições e insumos utilizados: Visando a melhor conferência das composições utilizadas, foi adicionado um ambiente para analisar composições e insumos utilizados no orçamento, podendo ser acessado pelo novo menu de verificações;
  • Comparação de orçamentos: A versão 227 do AltoQi Visus permite avaliar as mudanças no orçamento no processo de orçamentação. A partir dessa versão, o software passa a contar com um comparador de orçamentos.  Esse recurso tem como objetivo avaliar o impacto no custo ao atualizar a base de orçamento ou  ao atualizar o modelo IFC.
  • Importação de planilhas externas de orçamento:  Para a comparação de orçamentos, é necessário realizar a importação de uma planilha .xlsx de um orçamento "anterior" para o AltoQi Visus. 
  • Ambiente de comparação: O AltoQi Visus realiza uma estrutura de comparação da planilha orçamentária "atual" com uma versão "anterior" do orçamento que já foi salva no computador do projetista.

Para maiores informações sobre esses recursos, recomendamos a leitura do terceiro tópico do artigo: Verificações dos dados de um projeto.

 

Configurar e validar a URL do Cloud instalado em Appliance

O AltoQi Visus dispõem do recurso de configuração e validação do endereço da Plataforma AltoQi Cloud, sendo possível restaurar o link quando necessário. Esse recurso valida o link do AltoQi Cloud, em casos em que o mesmo esteja hospedado em um servidor interno. Esse recurso é demonstrado no artigo Integração do AltoQi Visus com o AltoQi Cloud.

 

Exportação do modelos 3D Visus para formatos de uso web

A partir da versão 227, o AltoQi Visus permite exportar os modelos 3D para outros formatos web, como, GLTF, GLB e OBJ. Esse recurso permite que esse modelo 3D possa ser utilizado junto aos óculos de realidade aumentada, visualizadores 3D, entre outros, sendo explicado melhor no artigo Como exportar o modelo IFC do AltoQi Visus para o web GLTF, GLB e OBJ.

 

Melhorias

Além dos novos recursos apresentados anteriormente, o AltQi Visus passou a contar com melhorias em recursos já existentes no software, de modo a ajuda cada vez mais o projetista, são elas:

 

Atribuir BDI por item do orçamento

Até a versão V227, o AltoQi Visus permitia a adoção de BDI diferenciado por tipo de custo, podendo, por exemplo adotar um BDI de material diferente do BDI de equipamentos. No entanto, existem casos em que o BDI é específico para uma determinada composição de custo. De acordo com o TCU (Tribunal de Contas da União), quando um serviço terceirizado possui custo elevado, deve ser adotado um valor de BDI diferente. Sendo assim, o AltoQi Visus passou a contar com a possibilidade de adotar um valor diferenciado do BDI por composição, na própria planilha de orçamento, o que pode ser observado com mais detalhes no artigo