Banco de dados

Justificativas das alterações em composições e insumos

O AltoQi Visus conta com composições já cadastradas provenientes de tabelas oficiais, como SINAPI, SICRO, SIE-SC, entre outras. Contudo, nem sempre as composições disponíveis refletem o que será de fato utilizado na obra, e essas tabelas nem sempre contam com todas as composições necessárias para realizar um orçamento, sendo preciso cadastrar novas ou editar as existentes para viabilizar a elaboração do orçamento. Dessa forma o Banco de dados do AltoQi Visus possui recursos que auxiliam nessas alterações, fazendo com que o usuário possua maior sucesso na realização do seu orçamento.

Dentre eles podemos destacar o recurso que permite controlar estas edições, impondo a necessidade de justificar as alterações realizadas nas composições ou insumos do banco de dados. Assim, é possível registrar as alterações realizadas através de comentários na janela de justificativa, que posteriormente serão apresentadas em relatórios de insumos e composições utilizados no projeto. 


Relatório de justificativa

O AltoQi Visus conta com o recurso de controle dos itens, nas abas de Composições e Insumo. Deste modo podemos observar a existência de tais recursos:



Análise de pendências

Ao gerar um relatório de Composições e insumos utilizados, caso o usuário tenha modificado uma composição ou insumo, e não tenha inserido uma justificativa, o AltoQi Visus emite um alerta, conforme imagem abaixo:



Clicando em  Sim , o software abre uma janela filtrando todas as pendências conforme figura a seguir, sendo essa janela uma versão simplificada do banco de dados, mostrando apenas composições, insumos e os itens pendentes. Ainda, nessa janela, caso seja necessário, pode-se incluir a justificativa e clicar em  OK  para gerar o relatório com as justificativas. Importante ressaltar que, sendo do interesse do usuário, o relatório poderá ser gerado sem as justificativas, para isso basta clicar em  Não.


Filtros de pesquisa

Para facilitar a pesquisa nas abas de Composições e Insumos, o AltoQi Visus conta com os filtros de pesquisa. Essa ferramenta tem como objetivo filtrar todos as composições e insumos existentes no software, que encontram-se nas tabelas ativos na aba Banco de dados, em TabelaAtivo e Justificativa, de acordo com a figura abaixo.


  • Em Tabela, o usuário pode escolher qual tabela ativa deseja procurar a composição ou insumo necessário;
  • Em Ativo, o usuário pode escolher em qual forma deseja procurar a composição ou insumo necessário, podendo esolher entre: Apenas ativoApenas inativo e Todos. Vale lembrar que, o componente não poderá ser ativado ou desativado de forma manual, apenas quando o insumo for desativado na aba Insumo, a composição automaticamente será desativa, acontecendo do mesmo modo para ativar o insumo, assim, a composição será ativada também.
  • Em Justificativa, o usuário pode escolher em qual forma deseja procurar a composição ou insumo necessário, podendo escolher entre: Com justificativaSem justificativaPendente e Todos. Esse recurso visa filtrar a composição ou insumo pelo controle de justificativa dos mesmo, quando realizado na mudança de algum deles.