Protensão

Configurações de dimensionamento de armadura passiva em lajes protendidas

Visando um maior controle sobre o dimensionamento de armaduras necessária em lajes protendidas, o AltoQi Eberick disponibiliza ao usuário do módulo Concreto Protendido duas formas distintas para realizar a transferência de esforços uniformizados/médios das faixas protendidas às grelhas de lajes, operação que afeta diretamente a obtenção de esforços para dimensionamento das armaduras necessárias. 

Com o intuito de facilitar a compreensão dessas configurações, apresentamos neste artigo mais detalhes sobre cada uma delas.

Processo de dimensionamento de armadura passiva necessária

Para dimensionar as armaduras necessárias de lajes protendidas, o AltoQi Eberick realiza o seguinte procedimento: 

  • Obtenção de esforços na faixa protendida, com base na região da grelha da laje sobre a qual tem abrangência, os quais podem ser observados pelo comando Guia Estrutura > Dimensionamento > Janela de dimensionamento de Faixas protendidas > Diagramas > mceclip1.png > Modelo > Estado Limite Último (ELU);


Cabe destacar que os esforços verificados no diagrama tem relação direta com as seções de projeto das faixas, as quais são espaçadas conforme as especificações indicadas no artigo Como lançar uma faixa protendida?.

Apenas como exemplo, percebe-se na imagem acima, que as faixas em X apresentam espaçamentos entre seções menores do que as faixas em Y, de modo que devem apresentar valores médios mais representativos dos esforços observados nas grelhas das lajes. 

  • Dimensionamento de armadura passiva em cada uma das seções para a envoltória de combinações do modelo ELU-Concreto e da armadura Ato da protensão conforme a combinação de ação definida em "Combinação de cálculo", presente no grupo "Ato da protensão" do botão Protensão. Por fim, a armadura necessária será o maior valor entre armadura ato da protensão e armadura passiva os quais podem ser observados por faixa pelo relatório Calculo detalhado na janela de dimensionamento de Faixas protendidas:


  • Em sequência, dá-se início à transferência de esforços da faixa à grelha, processo no qual os momentos atuantes sobre as barras da grelha são reduzidos do resistente da seção de projeto da faixa que esteja mais próxima dos nós das barras. Este momento resistente é relativo às armaduras já dimensionadas (Armadura de protensão e passiva);
 

Na imagem acima, os momentos (Direção X) da grelha na região destacada serão descontados do momento resistente da seção de projeto obtido do dimensionamento das armaduras, o qual é maior ou igual ao atuante na faixa, que neste caso é de 4241,47 kgf.m/m na seção contida na região em análise. Como resultado desta operação, obtém-se os momentos restantes sobre a grelha.

Importante destacar que a imagem acima se trata de um exemplo genérico para facilitar a compreensão do processo. Contudo, na prática podem existir faixas com angulações em relação às barras da grelha, situação em que o AltoQi Eberick decompõe os esforços nas devidas direções para fazer a transferência.

  • Com o momento restante obtido, monta-se o diagrama de momento Wood&Armer;
  • A partir dos esforços contidos no diagrama, calcula-se uma armadura longitudinal;
  • A essa armadura soma-se a armadura proveniente da faixa, a qual foi obtida no 2º passo deste roteiro, obtendo-se assim, a armadura final;
  • Compara-se essa armadura final com as mínimas (geral e sobre apoio).

Ao término do processo de dimensionamento, o usuário pode verificar o resultado do dimensionamento final de armadura passiva através das abas "Positivo", "Arm.Superior" e "Regiões" da janela de dimensionamento de lajes, acessível pelo comando Guia Estrutura > Dimensionamento > Janela de dimensionamento de lajes (Botão mceclip1.png). 


 

Configurações de transferência para a grelha

Conforme já citado, o processo de transferência de esforços das faixas protendidas às grelhas tem influência direta sobre o processo de dimensionamento de armaduras necessárias. Sendo assim, para acessar as configurações de transferência, acesse Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Dimensionamento > Protensão:

Transferência para grelha:   permite definir a maneira como as armaduras necessárias calculadas nas faixas protendidas são aplicadas no dimensionamento da laje.

  • Descontar momento resistente: para cada barra da grelha, os momentos Wood&Armer atuantes originais são reduzidos em função do momento fletor da seção de projeto mais próxima. Com os esforços restantes, é montado o diagrama Wood&Armer ajustado das lajes e calculada uma armadura longitudinal. Essa armadura é somada à armadura necessária calculada nas faixas protendidas.


 
  • Adotar da faixa protendida: é assumido que os esforços atuantes na laje serão integralmente resistidos pela armadura necessária calculada nas faixas protendidas quando a grelha da laje e a faixa estiverem na mesma direção.  

 

Sendo assim, em linhas gerais, ao adotar a opção Descontar momento resistente, o roteiro explicitado no item Processo de dimensionamento de armadura passiva é seguido de maneira integral, já ao utilizar a opção Adotar da faixa protendida, especificamente para o caso em que as faixas e as barras da grelha estiverem na mesma direção, não haverá parcela restante de esforço, visto que ele será nulo, e por consequência, não haverá uma armadura necessária proveniente desse processo de transferência de esforços. Com isso, ao retornar ao roteiro explicitado no item Processo de dimensionamento de armadura passiva, é como se o dimensionamento terminasse após o 2º passo, visto que nos demais a armadura passiva será nula, logo, a armadura necessária será composta apenas pela parcela obtida da faixa protendida. 

Importante ressaltar que independentemente do método de transferência utilizado, são sempre respeitadas as armaduras mínimas recomendadas nos itens 17.3.5.2.1 e 19.3.3.2 da NBR 6118:2023.