Simbologias

Como corrigir a mensagem "O modelo importado não contém nenhum elemento e não pode ser usado como simbologia das peças" ao importar simbologia 3D?

No desenvolvimento do projeto pode ocorrer a necessidade inserir ou alterar a simbologia 3D de uma peça. A plataforma AltoQi Builder possibilita a inserção de novas simbologias 3D através da importação de arquivos IFC, conforme exemplificado no artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.

Por vezes, durante a importação do IFC para o cadastro, a mensagem "O modelo importado não contém​​​​ nenhum elemento e não pode ser usado como simbologia das peça" pode ser apresentada. Dessa forma, explicaremos neste artigo como corrigir essa mensagem para que a simbologia 3D seja importada.

Corrigindo a mensagem apresentada na importação da simbologia 3D

Os procedimentos abaixo foram realizados no Revit 2021. Para versões anteriores, o procedimento pode ser diferente. 

  • Acesse o menu Arquivo - Abrir - IFC;
  • Na barra de acesso rápido, gere o 3D através do ícone . Em seguida, certifique-se que o modelo esteja visível;
  • Acesse o menu Arquivo - Exportar - IFC e exporte o IFC novamente. Para este artigo, foram usadas as configurações demonstradas na imagem abaixo.

  • Repita o procedimento de importação da simbologia, conforme as recomendações do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.

Com os processos acima destacados, será possível corrigir a mensagem O modelo importado não contém nenhum elemento e não pode ser usado como simbologia das peças ao importar simbologia 3D.