O planejamento de obras é uma etapa fundamental para garantir o sucesso de um empreendimento. Toda obra, por menor que seja, precisa ter um bom planejamento. Ele é o primeiro passo para a definição e organização de um projeto, podendo ser considerado um guia para a realização da obra. É no planejamento de obras onde são determinadas as etapas e fases da obra, sendo consideradas a combinação de diversas atividades fundamentais, como orçamento, cronograma e o posterior controle e acompanhamento da obra. Com as informações retiradas do planejamento de obras, é possível fazer estimativas, obter previsões e identificar possíveis impactos, tendo uma visão geral do projeto. Portanto, é de grande importância que conheçamos os fatores que envolvem esta disciplina, de modo que possamos considerar as diversas variáveis que envolvem este procedimento, evitando ao máximo surpresas indesejadas. Para isso, preparamos este artigo abordando alguns conceitos importantes que devemos conhecer e considerar no processo de planejamento de obras.
- Planejamento de Obras - O que é planejamento de obra?
- Planejamento de Obras - Atividades predecessoras
- Planejamento de Obras - Gráfico de Gantt
- Planejamento de Obras - Tempo de execução das atividades
- Planejamento de Obras - Curva S
- Planejamento de Obras - Histograma de mão de obra
Atividade predecessora, é aquela que precisa estar concluída para que a sua atividade sucessora lógica possa ser iniciada. No planejamento, esta relação é indispensável, para que possamos estabelecer uma sequência executiva de um determinado empreendimento, e estabelecer uma dependência entre as atividades sucessoras e predecessoras. Com isso, ao definir um período de tempo para executar a atividade, é possível determinar datas e prazos para conclusão de diferentes etapas de uma obra, ou ela por completo.
Um exemplo prático de atividade predecessora, ocorre na execução dos pilares de um determinado pavimento, onde precisamos que a laje do pavimento inferior esteja concluída. Contudo, podemos estabelecer uma ou mais atividades predecessoras, dependendo do serviço que se deseja executar, por exemplo, para concretar uma laje, precisamos que uma série de outras atividades estejam executadas, como a passagem da rede hidráulica, elétrica, entre outras.
Gerenciamento do tempo (Sequenciamento das atividades)
A etapa de Gerenciamento do Tempo em projetos visa entregar as atividades concluídas do projeto em tempo hábil de acordo com a definição do cronograma. Sendo realizados vários processos nessa fase, como: definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações da atividade, desenvolver o cronograma e controlar o cronograma. Esta é uma etapa muito delicada do projeto, onde os gerentes de projetos devem acompanhar cuidadosamente o seu cronograma para garantir o sucesso do mesmo.
O processo de Sequenciamento das Atividades é uma das etapas do gerenciamento do tempo e tem como objetivo identificar e documentar as relações de dependências entre as ações necessárias para a conclusão de cada uma das atividades dos projetos, de forma a encontrar seus marcos e adaptá-los para uma ordem cronológica. Uma das maneiras de realizar esse processo é por meio do Método do Diagrama de Precedência (MDP) que utiliza o Relacionamento entre tarefas para criar um Diagrama de Redes, onde predecessores e/ou sucessores são conectados para vincular atividades e marcos verificando dependências entre as atividades.
Como se sabe, para facilitar a gestão do projeto, o caminho indicado é partir do escopo (soma total de todos os produtos do projeto e seus requisitos) e das suas principais entregas, compondo a EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Uma vez elaborada, a EAP deve ser dividida em atividades, e estas sequenciadas de acordo com o plano de ação definido para o projeto.
No gerenciamento de projetos, as tarefas não são iniciadas todas ao mesmo tempo, existe uma relação de dependência entre elas. Essa relação, assim como em relacionamentos humanos, envolve papéis onde cada tarefa pode ser um sucessor ou predecessor. É importante salientar que o cronograma de tarefa predecessora gera impacto quando a tarefa sucessora é agendada.
Método do diagrama de precedência (MDP)
O diagrama de rede é utilizado para ilustrar as dependências (relacionamentos) entre as tarefas. Essas tarefas precisam ser claramente definidas e interligadas para que o projeto consiga cumprir o seu cronograma de acordo com o previsto. Portanto, na metodologia do diagrama de precedência (MDP) é fundamental definir quais tarefas se relacionam entre si por meio de suas atividades sucessoras e predecessoras, definindo a sequência das atividades essenciais para o desenvolvimento do projeto e os seus marcos, sendo importante agregar valor através do conhecimento da equipe de projetos em relação ao trabalho realizado. Esse método representa graficamente a interligação das atividades de acordo com seus relacionamentos lógicos, para demonstrar a ordem de execução, observe o esquema da imagem abaixo.
Logo, os quatro tipos de relacionamentos lógicos entre tarefas são:
Término para início (TI): no relacionamento término a início, as atividades sucessora não podem começar até que uma atividade predecessora tenha terminado. Como exemplo podemos citar, o inicio de uma construção, primeiro é necessário abrir o buraco para a fundação (predecessora) e depois despejar o concreto (sucessora), uma não pode ser iniciada até que a outra seja concluída. É a dependência mais utilizada.
Término para término (TT): no relacionamento término a término, o término de uma atividade sucessora não pode terminar até que a atividade predecessora tenha terminado, ou seja, devem terminar ao mesmo tempo. Definir uma relação de término a término entre estas duas tarefas, permite que ambas tarefas tenham maior quantidade de tempo para serem completadas. Por exemplo, podemos utilizar a fase da instalação da fiação e a inspeção sendo executadas de forma paralela, portanto até que finalize a fase de instalação da fiação (predecessora), não será possível concluir a inspeção das instalações elétricas (sucessora).
- Início para início (II): no relacionamento início a início, as atividades sucessoras não podem ser iniciadas até que as atividades predecessoras tenham sido iniciadas, ou seja, duas ou mais atividades podem começar simultaneamente. Como exemplo, para instalar um telhado (sucessora), a determinação do tamanho das telhas a serem utilizadas (predecessora) pode afetar a quantidade de telhas a serem compradas.
- Início para término (IT): no relacionamento início a término, a atividade sucessora não pode ser terminada até que a atividade predecessora tenha sido iniciada. Por exemplo, na montagem de um telhado, onde as estruturas do telhado serão construídas num local diferente da obra, portanto não pode montar o telhado (sucessora) até que entrega da estrutura (predecessora). É a dependência menos utilizada.
Tipos de dependências
As dependências podem ser definidas basicamente por:
- Mandatórias/obrigatórias: definidas como as atividades que precisam ser fisicamente respeitadas, são inerentes à natureza do trabalho ou exigidas por contrato;
- Arbitrárias: definidas como a atividade que é feita para gerar um benefício maior para o projeto, seja na gestão ou nos resultados, é realizada com base na experiência da equipe ou opção do gerente do projeto e equipe;
- Externas: definidas como as atividades que envolvem o relacionamento entre atividades do projeto e atividades que não são do projeto, ou seja, são controladas por outros projetos;
- Internas: definidas como as atividades que são internas ao projeto ou à organização.
Período de latência
Período de latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que os seus efeitos se tornam perceptíveis. Em casos de necessidade de aplicar um tempo de carência entre o término de uma atividade para o início de outra, ou ainda, em casos onde ambas serão executadas simultaneamente, porém, com um intervalo de início entre elas, podemos atribuir um Período de Latência, para definir este período. Este recuso pode ser útil para definir o tempo de cura de um determinado elemento, antes de iniciar a sua atividade sucessora. Como exemplo podemos utilizar a espera do período de cura do concreto para poder começar a atividade seguinte.