Pranchas

Como definir padrões de nomenclatura para pranchas e desenhos gerados no AltoQi Builder?

No programa AltoQi Builder, é possível definir os padrões de nomenclatura para as pranchas e desenhos gerados. Essas configurações podem ser definidas através do Gerenciador de Pranchas. O procedimento de definição de um padrão de nomenclatura será exemplificado no presente artigo. 
      

Definindo padrões de nomenclatura no Gerenciador de Pranchas

  1. Primeiro, será necessário abrir o Gerenciador de Pranchas . Para acessar o Gerenciador de Pranchas, acesse o menu Arquivo e selecione Configurações :
  1. Após, acesse a aba Edificação e Gerenciador de Pranchas : ​
 
As configurações para Geração de pranchas , Número da folha , Nomenclatura e Conteúdo dos campos automáticos serão apresentadas a seguir.

Geração de pranchas

Dentro dessa opção, será exibida a opção de definir ou não nomenclatura. De início, selecione Sim para Utilizar nomenclatura . Isso faz com que o programa renomeie as folhas na geração das pranchas, aplicando a nomenclatura definida. Se a opção Não estiver selecionada, o programa manterá a nomenclatura das folhas.
 ​

Número da folha

Dentro desta opção, o campo Número de caracteres define o número de dígitos da numeração das folhas, no intervalo de 1 e 10. Por exemplo, se Número de Caracteres = 2 , então, a primeira folha terá seu número na nomenclatura como 01. Se Número de Caracteres = 3 , a primeira folha terá seu número na nomenclatura como 001 e assim por diante.
 

Nomenclatura

Logo abaixo do Número de Caracteres, tem-se a configuração Nomenclatura . As nomenclaturas são compostas pela concatenação dos campos definidos no grupo de configuração Nomenclatura :
 
  1. Por padrão, a configuração já vem com quatro campos adicionados, que podem ser excluídos ou editados de acordo com a necessidade.  Para excluir, basta clicar no carácter - do lado direito do Campo "N": 
  1. Para adicionar um novo campo, basta clicar no carácter + , no canto direito da opção Nomenclatura :
  1. Para editar os campos, basta clicar sobre as opções desejadas (Tipo de campo e Separador). Veja as opções que podem ser utilizadas no Tipo de Campo :
  1. Propriedades que podem ser usadas no Tipo de Campo:
    1. OBRA ( Código da obra ): adota o código da obra, definido na configuração Código da obra do grupo Obra ;
    2. PROJ ( Projeto ): adota o que estiver definido no grupo Projetos , correspondente à propriedade da folha Projeto ;
    3. ELE ( Elemento ): adota o que estiver definido no grupo Elementos . Aplica-se somente à pranchas geradas pelo AltoQi Eberick;
    4. PAV ( Pavimento ): adota o que estiver definido no grupo Pavimentos , correspondente à propriedade da folha Pavimento . Não se aplica à projetos do Gerenciador de Desenhos;
    5. NUM ( Número da folha ): adota a numeração da folha, considerando o número de caracteres definidos no grupo Número da folha . Caso não exista nenhum tipo de campo definido com essa propriedade, o programa aplica ela assim mesmo, na última posição entre as nomenclaturas;
    6. Texto : ao selecionar essa opção, é adicionado uma linha Valor pra que seja possível digitar o texto. Esse será o texto adotado na nomenclatura.
Importante: A ordem em que os campos estão exibidos na janela, do Campo 1 ao Campo N, representa a ordem em que as nomenclaturas serão aplicadas na folha, da esquerda pra direita, do Campo 1 ao Campo N.
  1. A configuração Separador dispõe das opções abaixo. Neste campo, são selecionados os caracteres que separarão os campos:
  1. Após isso, pode-se definir o Conteúdo dos Campos Automáticos
Observação: Ao realizar modificações nos Conteúdos dos Campos Automáticos, será definido o que será aplicado como nomenclatura ao selecionar tal tipo de campo

Conteúdo dos campos automáticos:

OBRA: 
O Título da obra não pode ser editado no Gerenciador de Pranchas. Para editá-lo, deve-se acessar as propriedades da edificação conforme os procedimentos do artigo Como acessar as propriedades da edificação?.
Já o Código da Obra permite informar um código para a obra. Este código será adotado na nomenclatura. Se o código estiver em branco, o programa automaticamente irá utilizar o que estiver definido em Título da Obra . Se ambos os campos estiverem vazios, o programa usará a abreviação de título ( TIT ).
  

  
PROJETOS, ELEMENTOS E PAVIMENTOS:   
 
  1. Por padrão, os elementos que compõem esses campos já vêm preenchidos com abreviações, podendo ser editados da maneira desejada (não é possível deixá-los em branco). 
  2. Para finalizar as edições no Gerenciador de Pranchas clique em OK :

Exemplo: Alterando a nomenclatura para um projeto​​​

Após definir todas as configurações desejadas no gerenciador de pranchas, elas serão definidas para as pranchas geradas posteriormente. Caso as pranchas já estejam criadas, será necessário utilizar o comando Aplicar Nomenclatura para que o padrão de nomenclatura seja aplicado às mesmas. Para isso:
  1. Acesse a guia Elementos , grupo Acessar , e clique no comando Gerenciador de Pranchas ;
  2. Na janela de Pranchas , clique em Desenhos (com o botão direito do mouse);
  3. Em Desenhos , clique em Aplicar Nomenclatura
  1. Em nosso exemplo, as configurações ajustadas no Gerenciador de Pranchas ficaram desta maneira:
  1. Nos campos Projetos, Elementos e Pavimentos foram mantidas as configurações padrões.
  2. Ao utilizar o comando Aplicar Nomenclatura , obtêm-se o seguinte:
  
Com os processos acima destacados, será possível definir um padrão de nomenclatura para Pranchas e Desenhos no programa AltoQi Builder.
Para ler sobre o procedimento de geração de pranchas, acesse o artigo Como gerar pranchas no AltoQi Builder.