Visualização de arquivos

Como utilizar as ferramentas do visualizador 3D do AltoQi Visus Collab

O AltoQi Visus Collab dispõe do recurso de visualização do Modelo 3D, podendo ser geradas visualizações individuais para cada disciplina, ou de modo federado. A visualização dos modelos federados permite uma compatibilização visual das disciplinas. Durante o fluxo de projetos, pode-se a qualquer momento acessar o Modelo 3D.


Como visualizar o modelo 3D

Para melhor entendimento de como visualizar de forma individual o modelo 3D do projeto, verifique o artigo Visualizando o modelo arquitetônico, o qual serve como base para a verificação de todas as disciplinas.

Para a visualização do modo federado, basta clicar sobre o comando Visualizar 3D localizado na interface principal do Empreendimento desejada, conforme figura abaixo. Desta forma, todos os modelos 3D da obra abrirão no visualizador.

Para abrir apenas um modelo ou alguns modelos do empreendimento, acesse  Modelos 3D, no menu lateral, selecione o modelos com auxilio da tecla CTRL e clique no botão Visualizar . Para maior entendimento sugerimos a leitura do artigo Visualização conjunta dos arquivos IFC .
 

 

Observação: Dependendo o tamanho dos arquivos, uma demora ao carregar a visualização federada dos modelos 3D, pode ocorrer, quando realizada a abertura dos mesmos pela primeira vez. Dessa forma, caso esse comportamento ocorrer, sugerimos realizar a abertura de cada modelo separadamente, de modo a facilitar o carregamento das suas informações, auxiliando assim a posterior abertura da visualização do modelo federado 3D.

Utilizando as ferramentas do visualizador 3D

Ao abrir um modelo 3D, note que o visualizador apresenta algumas ferramentas para melhor manipulação do projeto, conforme a figura apresentada abaixo:

Na barra de comandos superior podemos utilizar os botões de acionamento das seguintes funções:


Alternativamente, estas funções podem ser acionadas utilizando o menu Comando, destacado na imagem.

Na barra de comandos lateral estão localizados os comandos de manipulação de modelo, tais como: aplicação de aproximação, movimentação orbital, movimentação ortogonal, efeito raio-x, projeção em perspectiva e restauração da visualização.

A função de compartilhar arquivos através de um link, está localizada na região superior direita da interface da plataforma. Para mais informações de como você pode compartilhar um arquivo através de um link sugerimos a leitura do artigo Como compartilhar arquivos e pastas no AltoQi Cloud?


Atalhos de navegação no modelo 3D

Para facilitar a visualização e aprimorar a eficiência do usuário ao utilizar a ferramenta de navegação no modelo 3D na plataforma, elaboramos uma lista dos principais atalhos disponíveis para teclado e mouse, com o objetivo de auxiliar os usuários em seu fluxo de trabalho:



Utilização dos comandos

A seguir, vamos demonstrar o uso das principais ferramentas. Em todos os casos, é válido ressaltar que para realizar qualquer ação, primeiramente devemos acionar o comando desejado e em seguida aplicar no modelo. Por exemplo, para ocultar elementos, clique sobre o referido comando para habilita-lo e depois disso, clique nos elementos a serem ocultados. Para melhor entendimento da manipulação dos comandos preparamos um vídeo de demonstração destes recursos.



Por fim, em caso de dificuldades para a geração da visualização dos modelos em função de algum comportamento inesperado você pode consultar o artigo  Erros de visualização dos modelos 3D,  de modo a  identificar as possíveis causas e realizar os ajustes necessários  .