Lançamento automático

Exemplo: Lançamento automático hidráulico considerando níveis intermediários

Para realizar o lançamento automático hidráulico no AltoQi Builder considerando níveis intermediários é necessário inicialmente ter a ciência da altura do nível intermediário e de quais peças de utilização serão lançadas.

Para fins de exemplo, iremos considerar para este artigo um desnível negativo de 20cm e o lançamento das seguintes peças de utilização para a rede de água fria: Pia de cozinha com joelho de 90º (25mm), Máquina de lavar roupa com joelho de 90º (25mm) e Tanque de lavar com joelho de 90º (25mm). Acompanhe os procedimentos a seguir para efetuar o lançamento.

Observação: O mesmo raciocínio pode ser aplicado para um desnível positivo e um desnível negativo. Porém, deve-se garantir que o desvio negativo possua apenas valores de alturas positivas para os ramais.

Lançamento de coluna:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Coluna e lance uma coluna referente à rede desejada;
  • Copie a coluna para os demais pavimentos, conforme o artigo Como copiar colunas para outros pavimentos. Caso sua edificação seja térrea, recomendamos a leitura do artigo Preciso usar colunas em uma edificação térrea nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio?;


Configuração da elevação do ramal:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • Na aba Hidráulico, localize o grupo Preferências – Elevações;
  • Diminua/aumente os valores apresentados de acordo com a necessidade do seu desnível. Para este exemplo foi diminuído em 20cm as elevações que serão lançadas no ambiente, resultando nos valores da imagem abaixo. 
Observação: Para mais informações sobre a configuração da elevação do ramal, recomendamos a leitura do artigo Configurando as alturas dos tubos no esquema de lançamento automático.

  • Clique OK para finalizar a edição, e fechar a janela de configurações.

Alteração da elevação do ponto de utilização:

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro;
  • Na aba Composições, realize uma cópia e cola, conforme o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro, dos pontos desejados para o seu lançamento. Para este exemplo, Máquina de Lavar Roupa (60cm), Pia de cozinha (65cm) e Tanque de lavar roupa (110cm).
Observação: Caso seja necessário cadastrar uma nova composição, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma composição para lançamentos automáticos?
  • Diminua/aumente os valores do ponto de utilização de acordo com a necessidade do seu desnível. Para este exemplo foi diminuído em 20cm, conforme exemplo abaixo para a Máquina de Lavar Roupa, que por padrão era 60cm. 
Observação: A altura indicada no campo Nome é apenas representativa para facilitar na identificação quando a composição for vinculada ao esquema de lançamento

  • Acesse a aba Esquemas de lançamento;
  • Localize o esquema desejado e realize uma cópia e cola, conforme o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro. Inicialmente, para este exemplo, crie uma cópia e cola do esquema PIA (65cm) +RGC;
Observação: Caso seja necessário cadastrar um novo esquema de lançamento, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.
  • Faça as alterações conforme destacado na imagem abaixo, adicionando a nova composição cadastrada anteriormente.

  • Para o ambiente da área de serviço, crie uma cópia e cola do esquema MLR (60cm) + TLR (110cm), conforme o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.
  • Faça as alterações conforme destacado na imagem abaixo, adicionando as novas composições cadastradas anteriormente.

  • Clique OK para finalizar a edição, e fechar a janela de cadastro.

Realizando o lançamento automático:

Será necessário, para este exemplo, realizar dois lançamentos automáticos, pois são ambientes distintos (cozinha e área de serviço).

  • Efetue o lançamento automático hidráulico utilizando o esquema cadastrado anteriormente: PIA (45cm) + RGC, conforme imagem abaixo.
Observação: Para mais informações sobre o lançamento automático, recomendamos o artigo Como efetuar o lançamento hidráulico automático?
 
  • O resultado do lançamento será apresentado conforme a imagem abaixo.


  • Efetue o lançamento automático hidráulico utilizando o outro esquema cadastrado anteriormente: MLR (40cm) + TLR (90cm), conforme imagem abaixo. Para este lançamento, considere o Joelho a jusante do Registro de Gaveta como ponto inicial;
Observação: Para mais informações sobre o lançamento automático, recomendamos o artigo Como efetuar o lançamento hidráulico automático?

 

  • O resultado do lançamento será apresentado conforme a imagem abaixo.


Com os procedimentos acima destacados, será possível efetuar o lançamento automático hidráulico considerando um nível intermediário.