Protensão

Como definir o tipo de cordoalha e de protensão do projeto?

Entre os objetivos básicos da protensão estão a limitação ou a eliminação das tensões de tração no concreto, o melhor aproveitamento dos materiais e a redução dos deslocamentos (flechas). Isso é garantido a partir da aplicação de forças de tração na armadura, que transmitem esforços de compressão ao concreto, de forma a melhorar o seu desempenho frente às diversas solicitações durante a vida útil da obra. Dessa forma, o concreto protendido vem sendo utilizado cada vez mais em estruturas de edifícios graças à sua capacidade de vencer vãos livres de grandes dimensões com elementos de altura reduzida e de maneira econômica.

Para auxiliar os projetistas na utilização do recurso de concreto protendido no AltoQi Eberick, criamos uma série de artigos que exemplificam desde como definir os parâmetros necessários para realizar o lançamento dos cabos, até as verificações realizadas nas faixas protendidas e detalhamentos gerados. Para isso, em cada artigo será utilizado um arquivo de projeto de exemplo para facilitar a compreensão dos procedimentos. Todavia, ressaltamos que para utilizar o recurso de concreto prontedido, você deve possuir o módulo Concreto Protendido.

Como definir o tipo de cordoalha e de protensão do projeto?

Para que seja possível realizar as verificações e dimensionamento da laje protendida, inicialmente é necessário definir corretamente para o projeto, o tipo de cordoalha que será utilizado em conjunto de qual tipo de protensão. Dessa maneira, é importante destacar que na elaboração do projeto no AltoQi Eberick, é possível utilizar apenas um tipo de cordoalha, a qual estará associada a somente um tipo de protensão.

Dentre os aços de protensão existentes atualmente, distinguem-se os aços de relaxação normal (RN) e os de relaxação baixa (RB). Contudo, o aço que vem sendo mais largamente empregado é da categoria de relaxação baixa (RB), que é a utilizada para compor os tipos de cordoalhas disponíveis para uso no AltoQi Eberick. Para selecionar o tipo desejado, acesse o comando Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Materiais e durabilidade > Protensão > Tipo de cordoalha.

Em relação ao tipo de protensão, o AltoQi Eberick permite que o usuário utilize para o projeto a protensão "Aderente" ou "Não aderente". Para selecionar o tipo de protensão desejado, acesse o comando  Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Materiais e durabilidade > Protensão > Tipo de protensão.

 

Protensão aderente

Neste sistema, os cabos são colocados dentro de bainhas metálicas, as quais são injetadas com nata de cimento após a aplicação de protensão das cordoalhas. O método com cordoalhas aderentes tem um comportamento melhor quanto à distribuição das fissuras e à segurança à ruptura para efeitos localizados (explosão, incêndios, demolição parcial, etc.). A injeção da nata de cimento tem como função garantir uma proteção eficaz das armaduras de protensão contra a corrosão, além de viabilizar a perfeita ligação mecânica entre armadura e o concreto, logo preenchendo os vazios existentes entre a armadura e a parede da bainha.

Bainha metálica chata corrugada


Protensão aderente em laje 

 

Protensão Não aderente

Neste sistema, são utilizadas cordoalhas engraxadas plastificadas, que são as mesmas cordoalhas tradicionais com a adição de um revestimento de PEAD-polietileno de alta densidade, impermeável à água, extremamente resistente e durável, extrudado diretamente sobre a cordoalha já engraxada em toda a sua extensão, permitindo assim, a livre movimentação da cordoalha em seu interior. A protensão sem aderência ocorre quando as armaduras de protensão só estão ancoradas no concreto nas extremidades das peças estruturais. A falta de aderência pode afetar negativamente ou até não impedir a fissuração da peça estrutural, sendo necessário utilizar uma armadura aderente (passiva) para prevenir a fissuração. Contudo, apesar do sistema com aderência possuir em tese um comportamento melhor quanto à distribuição das fissuras e à segurança à ruptura para efeitos localizados, os cabos constituídos por cordoalhas engraxadas plastificadas oferecem muitas vantagens, como as citadas abaixo:

  • Rapidez na montagem;
  • Aumento da excentricidade que se obtém com a monocordoalha em relação à bainha achatada;
  • Diminuição das perdas por atrito;
  • Eliminação do serviço de injeção de calda de cimento;
  • Pode-se conseguir alguma economia em relação a protensão aderente;
  • O aço devido à graxa fica protegido contra a corrosão.


Seção da monocordoalha engraxada com 7 fios


Protensão Não aderente em laje 

Em nosso arquivo de projeto de exemplo, será utilizada a protensão do tipo Não aderente, em conjunto da cordoalha do tipo CP 190 RB 12.7. Dessa maneira, basta acessar os comandos indicados neste artigo e definir nas respectivas configurações, os tipos destacados.

Ainda em tempo, cabe ressaltar que existem outros parâmetros de protensão dentro da configuração de Materiais e durabilidade que exigem atenção e que devem ser verificados pelo projetista. Contudo, esta série de artigos tem o intuito de apresentar uma abordagem mais prática dos recursos de protensão, logo, para mais informações acerca dos demais parâmetros, acesse a Ajuda do programa.

Para facilitar a compreensão dos recursos e conceitos apresentados neste artigo, abaixo consta o link do vídeo de nossa série, que complementa a explicação sobre os respectivos recursos e conceitos. Cabendo destacar, que os vídeos da série de apresentação do módulo foram realizados sobre arquivos de projetos diferentes dos existentes nesta série de artigos.

No artigo Como lançar um cabo de protensão?, mostraremos como lançar corretamente o cabo sobre a laje.

Download: