Modo de trabalho 2D

Criar um projeto de orçamento e planejamento de obras sem modelo IFC

Com a expansão do uso da metodologia de trabalho em BIM para a construção civil, é possível desenvolver um ciclo de trabalho completo com esta tecnologia, isto é, produzir os projetos das disciplinas utilizando software BIM. Contudo, a implantação deste método é um processo gradativo que envolve além das ferramentas, uma reestruturação do fluxo de trabalho e preparo dos profissionais. 

Em função dessa transição gradativa, não são raros os casos de projetos com disciplinas desenvolvidas em modo de trabalho 2D, ou seja, sem o uso da metodologia BIM. Para atender esta demanda e tornar possível a realização de um orçamento e planejamento completo da obra, mesmo quando esta, contém disciplinas desenvolvidas sem o uso de ferramentas BIM, foi desenvolvido no AltoQi Visus o Modo de trabalho 2D.

Este recurso permite:

  • Criar um projeto de orçamento e planejamento de obras sem modelo IFC (este artigo)
  • Importar planilhas XLSX com quantitativos em um projeto de orçamento
  • Critérios para importação de planilhas XLSX de quantitativos para o AltoQi Visus

Neste modo de trabalho, você poderá desenvolver um projeto de orçamento sem a necessidade de utilização de um Modelo 3D, criando uma lista de quantitativos, ou importando uma lista de quantitativos de uma planilha eletrônica XLSX.

Para trabalhar no modo 2D, basta clicar sobre o botão Modo de trabalho 2D (botão ), localizado no canto superior direito da interface do AltoQi Visus.

Você será direcionado para o ambiente de trabalho 2D, como mostramos na imagem abaixo:


Note, que neste ambiente a lista precisa ser criada pelo usuário. Para tanto, faça uso dos comandos:

  • Adicionar etapa (EAP) (botão ), para criar as etapas e subetapas da estrutura analítica de projeto;
  • Adicionar quantitativo (botão ), para criar os quantitativos do orçamento;

Na imagem a seguir, temos uma demonstração de uma lista criada utilizando estes comandos:



Após a criação da lista, outros comandos são ativados para manipulação dos itens, assim como no modo de trabalho 3D. São eles:

Concluída a lista de quantitativos, os procedimentos sequentes são os mesmos adotados para os orçamentos desenvolvidos no modo de trabalho 3D, o que torna o projeto de orçamento com as funcionalidades de uma ferramenta BIM.