Tubos

Exemplo: Lançamento manual hidráulico considerando níveis intermediários

Para realizar o lançamento manual hidráulico no AltoQi Builder considerando níveis intermediários é necessário inicialmente ter a ciência da altura do nível intermediário e de quais peças de utilização serão lançadas.
Para fins de exemplo, iremos considerar para este artigo um desnível negativo de 20cm e o lançamento das seguintes peças de utilização para a rede de água fria: Pia de cozinha com joelho de 90º (25mm), Máquina de lavar roupa com joelho de 90º (25mm) e Tanque de lavar com joelho de 90º (25mm). Acompanhe os procedimentos a seguir para efetuar o lançamento.
Observação:  O mesmo raciocínio pode ser aplicado caso o nível intermediário esteja em um nível positivo.

Lançamento de coluna:

  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Coluna e lance uma coluna referente à rede desejada;
  2. Copie a coluna para os demais pavimentos, conforme o artigo Como copiar colunas para outros pavimentos. Caso sua edificação seja térrea, recomendamos a leitura do artigo Preciso usar colunas em uma edificação térrea nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio?;

Lançamento de linhas auxiliares:

  1. Como o lançamento deste artigo será realizado, em sua grande maioria, em planta, criou-se linhas auxiliares na elevação 0 a partir da guia Desenho, grupo Construir, comando Linha

Lançamento manual do registro de gaveta:

  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Rede;
  2. No campo Altura, defina uma altura inicial para a tubulação proveniente da coluna. Para este exemplo, como a coluna está em 280 cm, definiu-se 220. 
  3. Em planta, lance o tubo que se inicia na coluna, habilite a Captura ponto próximo  na barra de comandos e finalize o lançamento do tubo no local desejado para o lançamento do registro, que neste exemplo é acima do fogão, conforme imagem abaixo. Caso apresente algumas mensagens sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não.  
  1. Habilite a captura personalizada  na barra de comandos;
  2. Lance uma tubulação que se inicia no triângulo vermelho da imagem acima e no campo Altura, defina uma altura final para a tubulação. Para este exemplo, 180. Feito isso, clique novamente sobre o triângulo vermelho. Caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, clique em Não;
  3. Tecle ESC para finalizar o comando;
  4. Lance uma tubulação que se inicia no triângulo vermelho da imagem acima e no campo Altura, defina uma altura final para a tubulação. Para este exemplo, 10. Feito isso, clique novamente sobre o triângulo vermelho. Caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não.  
  5. Tecle ESC para finalizar o comando;
  6. Crie um detalhe isométrico que englobe o lançamento realizado. Mais informações no artigo Criando um detalhe isométrico;
  7. Abra o detalhe isométrico e altere o plano e o ângulo de rotação conforme necessidade do lançamento do registro e das peças de utilização. Para este exemplo, utilizou-se Plano YZ e 30º, conforme imagem abaixo.
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Pontos, comando Registro. Lance o Registro na conexão indicada na imagem abaixo. Para este exemplo, foi lançado o Registro de gaveta c/ canopla cromada c/PVC soldável - 3/4"
 

Lançamento manual das peças de utilização:

  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Rede;
  2. No campo Altura, mantenha o valor igual a 10.
Foi definida a altura do ramal do registro geral de água fria como sendo 10cm, pois há um desnível negativo de 20cm, ou seja, na prática, o ramal estaria em 30cm.
  1. Habilite a Captura ponto próximo  na barra de comandos;
  2. Em planta, lance a tubulação saindo da prumada do registro e indo para as peças de utilização. A sequência numérica da imagem abaixo mostra os cliques que deverão ser feitos. Caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não;
  3. Tecle ESC para finalizar o comando;
  1. Siga a mesma lógica do procedimento anterior para a sequência numérica abaixo. Caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não;
  2. Tecle ESC para finalizar o comando;
  1. Habilite a captura personalizada  na barra de comandos;
  2. Abra o detalhe isométrico e lance os os tubos na vertical de acordo com as alturas desejadas para o lançamento das peças de utilização. Para isso, o artigo Lançamento manual em detalhe isométrico alternando os planos de trabalho é útil. Neste exemplo, adotamos 30cm para a altura do tanque e da máquina de lavar roupas e 75cm para a altura da pia de cozinha.
  3. Acesse a guia Lançamento, grupo Pontos, comando Peça de utilização e lance cada peça no seu respectivo local.
  1. Ao lançar as peças de utilização, defina o ponto diretor para dentro do ambiente. O resultado é demonstrado na imagem abaixo, após definição de todas as peças. Para mais informações sobre definição de peças, recomendamos o artigo Indicação - Conexão sem peça associada.
 
Com os procedimentos acima destacados, será possível realizar um lançamento manual hidráulico considerando níveis intermediários.