Tubos

Exemplo: Lançamento manual sanitário considerando níveis intermediários

Para realizar o lançamento manual sanitário no AltoQi Builder considerando níveis intermediários é necessário inicialmente ter a ciência da altura do nível intermediário e de quais peças de utilização serão lançadas.
Para fins de exemplo, iremos considerar para este artigo um desnível positivo de 20cm e o lançamento das seguintes peças de utilização: Vaso sanitário c/ curva 90 (100mm), Lavatório residencial com sifão (40mm) e Chuveiro residencial. Acompanhe os procedimentos a seguir para efetuar o lançamento.
Observação:  O mesmo raciocínio pode ser aplicado caso o nível intermediário esteja em um nível negativo. 

Alterações no Cadastro

Este procedimento é realizado apenas para as peças de utilização do seu esquema de lançamento que possuem prolongamento de ramal.
  1. Acesse o menu Arquivo, Cadastro;
  2. Na aba Peças, localize as peças de utilização do seu esquema de lançamento que possuem prolongamento de ramal, neste exemplo, somente Lavatório residencial c/ sifão - 40mm;
  3. Realize uma cópia/cola da peça, conforme o artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro;
  4. Clique sobre a peça recém criada e no campo Ramal adicional na vertical, selecione Não, conforme imagem abaixo;
  5. Selecione a opção No plano formado pelos condutos e pelo ponto diretor para o campo Posicionar simbologia 3D, conforme imagem abaixo;
  6. Clique no símbolo de adicionar simbologia 3D, e dentro de PVC rígido soldável - joelho 90º, selecione o Joelho de 40mm, conforme imagem abaixo. Para mais informações sobre a adição de simbologia 3D, consulte o artigo Como alterar a simbologia 3D de uma peça.

Observação:  O procedimento para adicionar a simbologia 3D do joelho é necessário, pois o ramal vertical da peça de utilização não será criado automaticamente. 
  1. Clique em OK para finalizar o comando;

Lançamento manual da peça de utilização:

Como o ramal na vertical foi retirado, o objetivo é lançá-lo durante o lançamento manual. Para realizar o lançamento manual, siga o procedimento descrito abaixo:
  1. Crie linhas auxiliares para o lançamento, conforme exemplificado no artigo Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário;
  1. Habilite inicialmente o campo altura, conforme recomendações do artigo Como habilitar o campo "Altura" para lançamento dos tubos no projeto sanitário em elevações distintas?.  
  2. No campo Altura, localizado na guia Lançamento, defina a altura inicial para lançamento da peça. Neste exemplo, para o lavatório, será utilizado uma altura de 70 (50cm proveniente do ramal + 20cm proveniente do desnível), conforme imagem abaixo.
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Pontos, comando Aparelho Sanitário;
  2. Clique sobre o ponto desejado para o lançamento. Caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não
  3. Na janela Peças, escolha a peça de utilização desejada e faça o lançamento. Para este exemplo, Lavatório Residencial com sifão, criado no início desse artigo;

Lançamento manual do ramal vertical da peça de utilização:

  1. Para lançar o ramal, ainda com a altura definida em 70, acesse a guia Lançamento, grupo Conduto, e selecione o comando de Conduto de acordo com o material e o diâmetro desejado. 

  
Observação: Perceba que a escolha do conduto lista primeiro os diâmetros da classe do material corrente, seguido da opção de escolha de outras classes de materiais disponíveis no cadastro.
  1. Clique sobre o lavatório recém lançado em planta, caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não
  2. Com o comando do conduto não finalizado, altere a altura para 20 e clique novamente sobre o lavatório, caso apresente alguma mensagem sobre ordenada diferente da atual, cliente em Não.
  1. A peça continuará com o triângulo vermelho, conforme imagem abaixo.
  1. Ainda com a campo Altura em 20, localizado na guia Lançamento, faça os demais lançamentos manuais. Você observará que o triângulo vermelho não será mais apresentado, conforme imagem abaixo. Mais informações sobre o lançamento manual utilizado encontram-se no artigo Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder.
Observação:  O lançamento manual em planta baixa é apenas uma indicação. Você pode efetuar o lançamento manual conforme sua preferência.

Rotação da simbologia 3D:

  1. Ao gerar o 3D da edificação, você observará que a simbologia 3D da peça de utilização pode estar rotacionada. Nesse caso, recomendamos a rotação conforme o artigo Como rotacionar uma peça na Visão 3D para projetos hidrossanitário, de gás e incêndio?. Para este exemplo, foi necessário rotacionar 270º no plano XY.

Demais lançamentos manuais:

  1. Para a continuidade do lançamento, recomendamos o artigo Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário. Caso exista mais alguma peça de utilização com ramal adicionado no cadastro, repita o procedimento indicado acima. 
Com os procedimentos acima destacados, será possível fazer o lançamento manual sanitário considerando níveis intermediários.