Modelo 4D

Como definir o tempo de execução?

Para realizar o planejamento de uma obra, precisamos estimar o tempo necessário para executar cada uma de suas atividades. Assim, essa tarefa requer uma atenção especial, para que possamos elaborar um plano de obra exequível e sem desperdícios de recursos humanos. Contudo, esta é uma etapa muito dinâmica, por conter variáveis como a equipe técnica adotada, a gestão de mão de obra utilizada, e os equipamentos de apoio disponíveis, tornando esta, uma fase muito peculiar.

Todavia, é possível utilizar alguns métodos para extrair de forma satisfatória, o tempo necessário de execução das atividades, utilizando algumas ferramentas como a base de dados do SINAP, por exemplo, onde podemos encontrar as informações do consumo de mão de obra para cada composição, relacionando diretamente com a produtividade.  

No AltoQi Visus, é possível ter acesso a estes dados de forma simples, diretamente na composição vinculada ao quantitativo. Para isso, acompanhe o exemplo a seguir:

  • Acesse a aba, Orçamento;
  • Selecione um item, com uma composição associada;
  • Ative a Visualização dos insumos e composições associadas a linha selecionada (botão );
  • Procure pela composição de mão de obra utilizada.


Na imagem acima, destacamos a quantidade de horas necessárias, para um armador executar uma quantidade de 1 kg de aço CA-60 5,0mm. Com esta informação, podemos calcular a quantidade de horas total para executar aquele item do orçamento, e assim sucessivamente para os demais itens.