Cortes, detalhes e esquemas

Por que alguns tubos não são exibidos no detalhe isométrico na forma bifilar realista?

Com o intuito de agregar ainda mais qualidaderealismo e transparência aos elementos lançados em seu projeto na plataforma AltoQi Builder, é possível entregar um detalhamento realista, gerado a partir de uma planificação do que é mostrado na visualização 3D. Ou seja, o detalhamento realista e o 3D são interligados.

Em alguns casos ao gerar o detalhe bifilar, determinados tubos não são exibidos ou são exibidos parcialmente. Isto ocorre porque ao criar um detalhe isométrico seguindo os passos do artigo Criando um detalhe isométrico, o projetista delimita o perímetro no plano XY dos lançamentos que serão exibidos dentro do detalhe isométrico e o limite no eixo Z é automaticamente definido pelo programa AltoQi Builder ao gerar o detalhe.

Esses limites no eixo Z são chamados de extensão acima do pavimento e extensão abaixo do pavimento e seus valores padrão, conforme as configurações iniciais do programa, são 50 cm e 75 cm, respectivamente. Logo, dentro do detalhe isométrico serão exibidos apenas os lançamentos abrangidos por estes limites.


Portanto, os condutos que estão lançados fora do perímetro não serão exibidos. Entretanto, cada projeto tem suas particularidades e muitas vezes é necessário realizar lançamentos com cotas superiores ou inferiores aos valores padrão. 

Assim sendo, é possível alterar estes valores aumentando os limites no eixo Z do detalhe isométrico, de modo que o mesmo possa abranger todos os lançamentos que se deseja exibir.

Para realizar a alteração realize os seguintes passos:

  • Com o programa AltoQi Builder aberto, acesse o croqui da disciplina de projeto desejada e selecione o detalhe isométrico inserido.

  • Acesse a janela Propriedades na guia Elementos, grupo Acessar
  • Em Detalhe, altere a Extensão do pavimento acima (cm) ou a Extensão do pavimento abaixo (cm) para um valor que vá abranger todos os tubos que deseja exibir no detalhe.


Ao realizar o procedimento supracitado, com o ajuste das propriedades de extensão do pavimento para o detalhe considerado no projeto, serão exibidos os tubos desejados no detalhe bifilar realista.