Elementos não modelados

Como quantificar as instalações provisórias (Canteiro, terraplanagem, consumos mensais...)?

Para realizar uma obra precisamos de uma série de serviços preliminares ou suporte, como por exemplo as instalações provisórias. Embora muitas vezes não estejam incluídos no modelo IFC de seu projeto, podem representar uma parcela considerável do custo final de um empreendimento, sendo, portanto, fundamental que possamos quantificá-los.

O AltoQi Visus, em sua versatilidade, permite a medição e orçamentação dessas instalações mesmo quando não modeladas. Para isso:

  • Acesse, Regras do modelo, (botãobtn_Filtro_qtd.png);
  • Selecione a entidade Edificação, no canto superior esquerdo da janela;
  • Em Medição do Objeto, adicione quantos itens for necessário (botão );

Para exemplificar, vamos adicionar ao quantitativo o tapume metálico do canteiro de obra.

  • No campo Prefixo, vamos nomear objeto de Tapume Metálico;

  • Em Método Principal ( botão ), vamos definir qual o método de medição. Sendo assim, vamos utilizar (3d) Contador para medir o objeto;

  • Em Unid., selecione a unidade que melhor defina a quantificação deste serviço. Para o nosso caso, vamos utilizar unidade de área ;
  • Em Multiplicador, vamos preencher manualmente o seu valor, uma vez que este objeto não está modelado em nosso projeto, impossibilitando a sua extração automática. Portanto, suponhamos que em nossa obra, serão construídos 240m² de tapume.

Para confirmar clique em OK e atualize a lista (botão ).

Com isso, veja que o quantitativo de tapume metálico foi acrescentado à lista, podendo ser vinculado a uma base de custo. Para associá-lo a uma composição, sugerimos a leitura do artigo Como vincular e desvincular um item do quantitativo a uma composição de custo.